20 DE MARÇO DE 2020
Parlamentar comentou reflexos do coronavírus
Parlamentar discutiu moção de apelo 44/2020
A epidemia provocada pelo coronavírus no mundo faz "a roda girar de um outro jeito" e os seus reflexos já são sentidos no Brasil, lembrou a vereadora Nancy Thame (PV), durante a 13ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (19). As considerações foram apresentadas enquanto a parlamentar discutia a moção de apelo 44/2020, do vereador Paulo Serra (CID), que recomendou ao Executivo ações para reduzir a circulação de pessoas nas repartições públicas.
A vereadora trouxe o exemplo de dois locais próximos (Itália e Singapura), que adotaram políticas distintas de combate e prevenção do vírus. No primeiro caso, a curva de contágio foi alta, o oposto do segundo. Além disso, a vereadora destacou a preocupação dos pais, já que muitas creches fecharam no período de isolamento social. Fatores como a sobrevivência do pequeno empresário e do trabalhador informal nesse período também precisam ser levados em consideração, disse Nancy.
"Estamos tendo uma avalanche de problemas, pelo sistema que a gente escolheu de vida e pelo mundo que a gente criou", lembrou, ao demonstrar também preocupação com a saúde mental das pessoas. "O mais importante é a gente proteger as cidades", completou, mencionando, entre os itens, segurança alimentar, os circuitos curtos de alimentação e o estímulo à agricultura familiar.
Nancy destacou que o período também tem sido utilizado para a proliferação de notícias falsas (conhecidas como fake news) e, neste sentido, recomendou a necessidade de as pessoas se atentarem ao compartilhamento em redes sociais e WhatsApp. "É hora de a gente ver a origem disso tudo. Tem postagens maravilhosas, boas", lembrou.
Ela também citou o decreto do Executivo que coloca Piracicaba em situação de emergência e disse que a doença é uma bomba-relógio. "É hora de somarmos esforços."