30 DE JUNHO DE 2020
Rafaela Abreu participou de aula da Escola do Legislativo sobre Silvicultura Urbana
A aula foi transmitida na tarde desta terça-feira (30), ao vivo pela internet
“As pessoas esquecem que árvore é um ser vivo e ela vai crescer. E a gente precisa dar um ambiente para ela crescer, precisa dar espaço.”, afirmou a engenheira florestal e mestra em ciências, Rafaela Abreu, durante palestra sobre ‘gestão de árvores urbanas em vias públicas’, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A aula faz parte do módulo "Silvicultura Urbana: Plantar, Avaliar e Manejar" e foi transmitida na tarde desta terça-feira (30), ao vivo pela internet, através da plataforma virtual zoom e simultaneamente pelo canal do Youtube da Escola.
A melhora na qualidade do ar, a interceptação da água da chuva e a redução da temperatura foram alguns dos benefícios da arborização urbana que Rafaela Abreu citou na palestra, no entanto, ela destacou que as condições da arborização viária interferem no crescimento natural e as árvores em via pública “sofrem injúrias ou são suprimidas”. Segundo a engenheira florestal, fatores como poluição do ar e iluminação noturna traz consequências como processos fisiológicos alterados, trocas gasosas reduzidas e folhas degradadas, complicações que acarretam a redução da sanidade e propensão a doenças nas árvores.
Rafaela Abreu apontou que o pavimento reduz o crescimento das árvores e indicou a adoção de pavimentos permeáveis, como o concreto poroso, como solução para melhorar o crescimento das árvores no ambiente urbano.
Os conflitos entre arborização e rede elétrica e a disputa de ambas pelo mesmo espaço também foram abordados pela engenheira florestal que apontou como alternativa para evitar a poda prejudicial das árvores a substituição ou adaptação das redes elétricas atuais. Na aula, a engenheira também deu destaque às fases de crescimento de brotações, após a poda de árvores, nas áreas urbanas, rurais e em parques.
A vereadora Nancy Thame (PV), diretora da Escola do Legislativo, fez a abertura da transmissão e destacou o currículo de Rafaela Abreu. Nancy Thame informou que as próximas aulas do módulo "Silvicultura Urbana: Plantar, Avaliar e Manejar" serão realizadas no mês de julho, após a suspensão do recesso parlamentar da Câmara.