
28 DE MAIO DE 2024
Thais Maria Ferreira de Souza Vieira é natural de Indaiatuba e receberá título em reunião solene a ser realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba
Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, é autora da propositura
O projeto de decreto legislativo 14/24 que vai conceder Título de Cidadã Piracicabana à engenheira agrônoma Thais Maria Ferreira de Souza Vieira foi aprovado na 32ª Reunião Ordinária de 2024, nesta segunda-feira (27). A homenagem é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua.
Thais Vieira é natural de Indaiatuba e tem formação em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), desde 1995. É também doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com passagem no Cirad, na cidade de Montpellier (França). Posteriormente, obteve o título de Livre Docente pela USP, em 2015.
Foi também pesquisadora visitante na University of California, na cidade de Davis (2018-2019), e na Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Coordena convênios de cooperação internacional, programa de duplo diploma Esalq/Oniris (França) e o Agrifood 5 Alliance (Esalq, Wageningen University and Research College of Agriculture and Environmental Sciences - UC Davis, College of Agriculture and Life Sciences - Cornell University, China Agricultural University).
Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos. É fundadora e coordenadora do grupo Esalq Food. Vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da Esalq (2013) e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, no ano de 2013. Segundo lugar no Food Systems Innovation Challenge (Wageningen University Research), em 2020. Egressa do III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2022.
"Thais Vieira é um exímio exemplo da autonomia e do empoderamento feminino. Com sua trajetória acadêmica de excelência, contribui de maneira inquestionável com a população piracicabana", destaca Silvia Morales.