28 DE NOVEMBRO DE 2018
Reunião solene ocorreu na noite desta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara
Evento ocorreu na noite desta quarta-feira no Salão Nobre
O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) homenageou três cidadãos piracicabanos pelo Dia do Cavaleiro, em solenidade promovida na noite desta quarta-feira (28), no Salão Nobre da Câmara: José Osvaldo Ferreira Alves, o Zé Lasqueira, Amauri Antonio Togni, o Cuco Togni, e Tiago Teixeira Marconi. Ele também concedeu a moção de aplausos 104/2018 a Marcos Tadeu Vilalta, pelos 25 anos da Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba.
Longatto enalteceu a trajetória de cada um dos homenageados e lembrou da importância de Deus, da família, dos amigos e da mãe natureza. “Estamos aqui para reconhecer as famílias que mantêm a tradição. Os filhos seguem as pegadas dos pais. Continuem levando essa tradição, sadia e salutar. A cidade escraviza o homem e quem quer viver um pouco mais deve voltar às suas raízes”, declarou.
Cuco Togni, que falou em nome dos homenageados, agradeceu o parlamentar. “Vou guardar para sempre isso. É um privilégio estar aqui hoje”, disse.
O empresário Marcos Tadeu Vilalta lembrou que no ano passado foi um dos homenageados da solenidade pelo Dia do Cavaleiro. “Quero agradeceu, mais uma vez, o vereador. Não vamos deixar a nossa tradição acabar. Estou há mais de 30 anos na área e todos da minha família carregam essa bandeira. As pessoas aqui têm carinho especial pelos animais e acredito que o desafio seja o de ensinar as crianças a terem o contato e a trabalharem com os animais.”
A solenidade foi acompanhada pelo vereador Dirceu Alves da Silva (SD) e por Antonio Cesário Longatto, presidente da Organização Ecológica e Cultural Corumbataí. O evento é realizado na Câmara desde 2013, após aprovação de projeto de autoria de Longatto, que deu origem ao decreto legislativo 48/2013.
OS HOMENAGEADOS – Morador da Vila Rios, Cuco Togni tem 61 anos e nasceu em Santa Teresinha. Seus pais, Francisco e Elvira, possuíam sítio na região do Parque Piracicaba. Em 1976, se tornou torneiro mecânico, profissão que exerce até os dias atuais.
Zé Lasqueira fazia do cavalo seu transporte e ganha pão. Sempre residiu na Vila Rezende. Nasceu em 1945 e trabalhou por 27 anos como oficial de caldeireiro. Faleceu há quatro meses e se casou, em 1966, com Lourdes Alves da Silva, que esteve na Câmara para receber a homenagem.
Também piracicabano, Tiago nasceu em 1978. Ganhou o primeiro cavalo aos 3 anos. É formado em administração de empresas. Participou de várias competições de laço nos rodeios, sendo inclusive campeão nacional. Reside no Texas, nos Estados Unidos.