28 DE JULHO DE 2022
Reunião Solene realizada na noite desta quinta-feira (28) reconheceu a dedicação e o empenho de homens e mulheres devotados à produção agrícola em Piracicaba
Solenidade contou com a presença de amigos e familiares dos homenageados
Piracicaba, segundo dados do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), é o 19° Município do estado em extensão, com área territorial de 1.378,50 quilômetros quadrados. Deste total, 1.145,14 quilômetros fazem parte da zona rural, o que representa um ambiente propício para a agricultura e para a produção animal.
E para reconhecer e valorizar o trabalho de quem produz os alimentos que chegam à mesa dos consumidores de diversas cidades da região, a Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite desta quinta-feira (28), Reunião Solene alusiva ao “Dia do Agricultor” e ao “Dia do Trabalhador Rural”.
Proposta neste ano pelos requerimentos 340/2022 e 407/2022, respectivamente de autoria da vereadora Ana Pavão (PL) e do vereador Gilmar Rotta (PP), a solenidade, que aconteceu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, homenageou quatro pessoas que se destacaram na produção agrícola piracicabana, com ênfase na agricultura familiar:
Vilma Castilho Floriano, agricultora que destina parte de sua produção a varejões e à merenda escolar; Antonio Cristofoletti, produtor de hortaliças que, ao lado de seu filho Rafael, é dono de uma horta no bairro Campestre; Adão Alves, gerente de produção e operações agrícolas; e Maurício José Ferezini, horticultor que abastece com seus produtos diversos varejões e mercados da cidade.
Adão Alves, que discursou em nome dos homenageados da noite, agradeceu o reconhecimento do Legislativo piracicabano à categoria: “não nos esqueceram! É muito gratificante lembrar de nós que, lá no campo, lutamos todos os dias. Agradeço por essa oportunidade. Nos sentimos honrados por estar aqui participando desta homenagem”, disse.
Em seu discurso, Gilmar Rotta frisou que os agricultores e trabalhadores rurais “são pessoas que lutam no dia a dia para a gente, preparam o terreno, escolhem a semente, aram a terra, cuidam da plantação com carinho, amor e zelo, fazendo com que ela cresça”, destacou.
Rotta também lembrou o esforço do segmento para manter a produção e o abastecimento de alimentos durante os momentos mais restritivos da pandemia da Covid-19: “a zona rural continuou funcionando: plantando, cultivando, colhendo e enfrentando a pandemia. Enquanto estávamos recolhidos em nossas casas, vocês estavam na roça, na lida desde cedo, mostrando a força que vocês têm, para trazer o alimento às nossas mesas”.
Ana Pavão, em sua fala, lembrou que, durante sua trajetória profissional dentro do Hospital dos Fornecedores de Cana, teve a oportunidade de conhecer a história de vida de muitos agricultores: “eu cresci no meio dos agricultores. Eu cresci no meio da pessoa que lida todo dia com a terra e ia nos procurar ou em momentos de dificuldade ou para ganhar bebês. Então, lá, eu aprendi muito a amar esse povo da agricultura, a entender e a compartilhar o seu dia a dia”, destacou.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Ferruzi Thame, que representou na solenidade o prefeito Luciano Almeida, pontuou a importância da concepção e implementação de ações e iniciativas conjuntas que envolvam tanto o poder público quanto os agricultores, os conselhos e as entidades de classe:
“Nós temos um município rico de instituições, e não podemos desperdiçar essa sabedoria, essa experiência, e trazer para uma conversa, para uma soma de esforços da inteligência de quem trata a terra, de quem faz pesquisa, de quem faz extensão, de quem está nos varejões como permissionário e de quem cuida do escoamento do produto”, disse.
Ela ainda lembrou da importância de instrumentos legislativos, como o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Piracicaba, “que prioriza o pequeno produtor, o produtor familiar, e que virou também um capítulo da nossa Lei Orgânica”, comentou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Piracicaba e Saltinho, Vanderlei Sanches Baesteiro, após destacar as qualidades de cada um dos homenageados, lembrou que “75 por cento do alimento produzido no Brasil vem da agricultura familiar”. Ele ainda arrematou: “quem valoriza a agricultura, valoriza a vida, porque a agricultura produz alimentos para a vida. O agricultor é aquele que acredita na força da semente, e eu, hoje, vejo a semente, a esperança de construir uma cidade melhor”.
Também compuseram a mesa da solenidade Marcelo Ferezini, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba, e o deputado estadual Alex de Madureira.
A solenidade, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa, também contou com a participação da vereadora Rai de Almeida (PT) e do vereador Pedro Kawai (PSDB).