20 DE JUNHO DE 2023
Câmara de Capivari sediou reunião ordinária, nesta terça-feira; Wagnão, presidente do Legislativo piracicabano, esteve presente
Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (20), o Parlamento Metropolitano de Piracicaba aprovou duas moções de apelo ao governo paulista solicitando empenho na regulamentação da Região Metropolitana de Piracicaba, criada pela lei complementar 1.360/2021, e na implantação de uma agência metropolitana.
O apelo, dirigido ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, também diz respeito à criação de um assento no Conselho de Desenvolvimento destinado ao presidente do PMP —atualmente Thiago Braggion (União Brasil), presidente da Câmara de Capivari (SP), que sediou a sessão.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira, o Wagnão (Cidadania), participou da reunião ordinária. Ele teve conversas com Thiago Braggion e com a deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL).
O vereador Gilmar Rotta (PP), ex-presidente do PMP, também participou da reunião.
Durante a sessão, foi discutida a criação da Comissão da Mulher no PMP, a ser presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT) —o colegiado também terá as vereadoras Ketlen Vieira, de Elias Fausto, como vice-presidente, e Mirian Pires, de Araras, como secretária.
Também foi dado destaque a três ofícios: da Câmara de Saltinho ao PMP, pedindo a implantação de uma linha de ônibus intermunicipal atendendo os municípios de Saltinho, Rio das Pedras e Piracicaba; do PMP ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, por ações de desassoreamento do rio Capivari; e do PMP ao deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), por incentivos à integração entre os municípios da RMP e sua regulamentação.
Um requerimento à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), apresentado pela vereadora Ketlen Vieira, de Elias Fausto, pede a resolução dos problemas enfrentados no transporte de ônibus intermunicipal na RMP, e uma indicação da vereadora Mirian Pires, de Araras, propõe a adesão dos municípios da RMP ao programa "Saúde mental na eleição: mulheres na política".