28 DE ABRIL DE 2023
Rai de Almeida (PT) comparou custos com a administração das UPAs Vila Sônia e Vila Cristina pelo serviço público e com a transferência para OS
Vereadora também comparou custos de exames e procedimentos
A vereadora Rai de Almeida (PT) usou o tempo regimental, no Segundo Expediente da 23ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (27), para apresentar um levantamento dos custos com a implantação de OS (organização social) nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Ela comparou dados das unidades da Vila Sônia e Vila Cristina, em processo de transferência para OS, e a UPA do Piracicamirim, que já foi administrada dessa forma.
A vereadora exibiu a despesa per capita por procedimentos, além de exames específicos como raios-X, ultrassom e eletrocardiograma, todos com custo maior e em menor quantidade quando realizados por OS. Segundo a parlamentar, as unidades da Vila Sônia e Vila Cristina têm um custo geral de R$ 49 milhões para os cofres públicos. Com a OS, passará a R$ 53 milhões. “Tem processo em andamento no Ministério Público e espero que seja vetada a terceirização. O que precisa é resolver o problema dos médicos”, afirmou.
No discurso, a vereadora ainda comentou sobre a prestação de serviço terceirizado de manutenção no Cemitério da Saudade e sobre uma pesquisa histórica a respeito de personalidades negras em Piracicaba. Confira, no vídeo, nesta página, o discurso completo da vereadora.