PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE FEVEREIRO DE 2015

Em 21 meses, Saúde amplia em 18% os médicos na cidade


Durante apresentação na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Mello informou que cidade saiu de 284 profissionais para os atuais 336



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Mello, secretário municipal de Saúde






Em 21 meses, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a equipe médica da rede pública em 18%, saindo de 284 profissionais, em Maio de 2013, para os atuais 336, conforme levantamento pelo titular da pasta, Pedro Mello, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Piracicaba. A suspensão do expediente foi um pedido da bancada do PSDB, aprovada no requerimento 85/2015. Na oportunidade, ele anunciou – ainda que sem dar maiores detalhes – que prevê novo concurso para Março e a entrada de 25 novos residentes dentro do programa de formação na cidade. 

"A secretaria tem uma estrutura que foi sendo construída ao longo dos anos e que, nos últimos anos, tornou-se invejável", disse Pedro Mello, ao elencar cerca de 150 unidades que formam a rede municipal, entre 50 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), 16 unidades básicas de saúde (UBS), quatro unidades de pronto-atendimento (UPA), assim como a Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 22 farmácias populares, entre outros. 

Pedro Mello lembra que, em 2013, quando assumiu, os maiores problemas eram em torno da fila especialmente nos pronto-atendimentos, mas que a situação tem sido sanada a partir do incremento das equipes profissionais, junto com trabalho de qualificação e melhoras nas estruturas das unidades. O resultado, indica o secretário, é o aumento de procedimentos como as cirurgias, quando 60% aconteciam até 48 horas e, atualmente, esta perfomance chega a 90%. “Mas, claro, queremos 100%”, disse. 

Em pouco mais de 40 minutos de apresentação aos vereadores, o secretário Pedro Mello elencou diversas ações, como o aumento de 67% nas chamadas cirurgias eletivas (procedimentos com hora marcada) e a vinda de 25 médicos cubanos que atuam na cidade pelo programa Mais Médicos, do governo federal. “Estes profissionais foram designados para designados para regiões onde havia mais dificuldade de atendimento, especialmente na Zona Rural”, informou o secretário. 

Mesmo sem dar detalhes sobre os novos planos apresentados na Câmara dos Vereadores de Piracicaba, o secretário Pedro Mello lembrou que ainda é preciso desenvolver a requalificação das unidades de pronto-atendimento, assim como a instalação de novos os programas, como o Consultório na Rua e Melhor em Casa. Outros desafios são o aumento dos leitos de alta complexidade (UTI), exames ainda não equacionados (ultrassom, endoscopia, entre outros) e renovação da frota. 

FACULDADE E HOSPITAL – Pedro Mello também discorreu sobre dois pontos considerados mais cruciais neste momento na rede municipal de saúde. Enquanto aguarda a definição da instituição que será habilitada para receber a Faculdade de Medicina, ele lembra que está em andamento o programa de residência médica. "Piracicaba sempre foi uma cidade referência em tecnologia médica, mas nunca em formação, mas a partir de agora, com a faculdade, isso acontecerá", observou. 

E, conforme já anunciado no ano passado, as obras do Hospital Regional, no bairro Santa Rita, serão retomadas ainda em 2015 com a previsão de iniciar os atendimentos em 2016. “Esperamos que no próximo ano pelo menos parte dos procedimentos já possam ser feitos no Hospital Regional”, declarou o secretário.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Saúde André Bandeira José Longatto Márcia Pacheco Madalena Pedro Cruz Pedro Kawai

Notícias relacionadas