21 DE OUTUBRO DE 2016
Iniciativa é do vereador Adair Doniani, o Samaritano
Reunião solene aconteceu na Secretaria Municipal de Educação
Profissionais de diversas áreas da educação na rede municipal de Piracicaba tiveram sua trajetória enaltecida na noite desta sexta-feira, 21, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde aconteceu a solenidade alusiva ao Prêmio Educador do Ano. A iniciativa é do vereador Adair Doniani, o Samaritano (SD).
Samaritano disse que a iniciativa nasceu do mandato do ex-vereador José Luiz Ribeiro, atual secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho. Ele lamentou a falta de reconhecimento dos órgãos públicos com a categoria. “Nosso país depende de educação, por isso precisamos manter a esperança da mudança. É uma das áreas mais nobres. Os educadores marcam as nossas vidas porque levam o ofício ao extremo.”
A secretária de Educação, Angela Jorge Correa, definiu os homenageados como um “grupo de batalhadores pela educação”, que conduzem com maestria o trabalho com as crianças no município. Para ela, é preciso romper o ciclo de pobrezas e desigualdades, uma herança de cinco séculos na história do Brasil. “A maior desigualdade desse país não é a de rendimentos, mas a da educação.”
O vereador Pedro Kawai, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, lembrou que no Japão todos são obrigados a se curvar diante do imperador, exceto o professor. “É fácil falar, o difícil é transmitir o conhecimento. É um dom divino. A vontade política deve ser cobrada sempre, para que alcancemos melhorias.”
Maria da Graça Victorino de Paula, supervisora da Secretaria Municipal de Educação, falou em nome dos homenageados da noite. Ela foi homenageada na categoria Educação Infantil e agradeceu aos colegas de trabalho pelo apoio e companheirismo. “Que venham novas metas e novos desafios. Porque na educação não somos uma equipe qualquer, somos a equipe”, declarou ela.
HOMENAGEADOS – As demais homenagens na categoria Educação Infantil foram outorgadas a Janete Vieira Luiz Gonçalves, diretora da Escola Oracy da Silva, Silmara Soares da Silva, professora da Escola Getúlio Dorneles Vargas, e Cristiane Aparecida Cândido, coordenadora de educação infantil da Escola Francisco Corrêa.
Na categoria Ensino Fundamental tiveram a trajetória enaltecida Vanessa Deluca Guerra, diretora da Escola Ilda Jenny Stolf Nogueira, Nadir Parussolo Paro, professora da Escola Mário Boscolo, Mariana Campos, coordenadora de ensino fundamental na Escola Francisco de Almeida Kronka, e Mara Silva Martins de Oliveira, supervisora da Secretaria Municipal de Educação.
As demais homenagens foram concedidas às educadoras:
- Anita Regina Pavan de Souza, na categoria Educação Física
- Ana Lúcia Arthur Ercolin, da Escola José Antônio de Souza, na categoria Escola Municipal de Educação Complementar
- Silvânia Maria Detoni, professora no Sindicato da Construção Civil, na categoria Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos
- Maria Tereza do Rosário Bueno, professora da Escola José Antonio de Oliveira, na categoria Monitor de Centro Educacional e Creche
- Vivian Figueiredo Trevisan, na categoria Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial
- Maria Fernanda Dal Pogetto Schimidt, fotógrafa e designer no gabinete da SME, e Ana Cristina de Marinis Nogueira de Camargo, da Escola Milton Rontani, ambas na categoria Servidores da Secretaria Municipal de Educação
- Rosângela Casagrande Zaidan, na categoria Aposentado do Ano
Ao final da solenidade, Samaritano concedeu moção de aplausos 208/2016 à professora e pedagoga Nély Guidolin de Lima, pelos relevantes serviços prestados na área de educação do município. Aposentada da rede estadual desde 1996, após lecionar por 25 anos na rede pública, ela iniciou em 1998 o trabalho na rede municipal.
“Tenho orgulho da minha escolha, comecei muito cedo, na Escola Estadual Francisca Elisa da Silva, aos 19 anos. Ser arrimo de família me exigiu muito, tive de buscar outros trabalhos, pois professor não tem o salario pela responsabilidade que lhe cabe”, relembrou a homenageada, em referência ao emprego conquistado em 1978, na área administrativa na Unimep.