PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2019

Educadora receberá Título de Cidadão Praeclarus do vereador Tozão


Osvaldo Schiavolin é autor da homenagem, aprovada nesta segunda-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Título será entregue à Maria Ozelia Micheletti Momessos






O projeto de decreto legislativo 3/2019 concede o Título de Piracicabano Praeclarus à Maria Ozelia Micheletti Momessos. De autoria do vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), a propositura foi aprovada nesta segunda-feira (25), na 14ª reunião ordinária.

A homenagem se deve ao fato de a piracicabana ter dedicado a maior parte de sua vida a servir à nação, e a sua cidade como educadora. Nascida em Piracicaba, em 27 de abril de 1936, Maria se casou com Tarciso Francisco Momesso, com quem teve os filhos Sandra Virginia, Benedito Fernando e Renato Fernando.

Maria se formou como professora na primeira turma da Escola Normal Rural Professor José de Mello Moraes, em 1958. Obteve sua nomeação na Escola Mista do bairro dos Prudentes, em Pereiras, sua segunda nomeação foi na Escola Mista da Fazenda Bento, em São Pedro, em 1961, e, na sequência, em Santa Barbara d’Oeste. Após sua quarta nomeação, veio para uma escola em Piracicaba, a 3ª Escola Mista do Bairro Santo Antônio, onde se aposentou.

Em 1976, sofreu um acidente na Estrada Laranjal Paulista. Maria quebrou a coluna e por seis meses ficou engessada do pescoço ao quadril.

Trabalhou ainda por dois períodos em duas escolas: no período da manhã, na Escola Mista do Bairro Santo Antônio, e no período da tarde, na Escola do Campestre. No ano seguinte, no período da tarde, lecionou na Escola Estadual Professor de Mello Cotrim, na Pauliceia.

"Passou a vida inteira voltada para a família, cuidando dela com dedicação e carinho. Inclusive, trabalhou na padaria da família às noites e fins de semana", disse Tozão, ao lembrar que Dona Ozélia foi sua professora primária, ao ocupar a tribuna da Câmara, após a aprovação do projeto. "Uma pessoa que até hoje eu admiro, guerreira, batalhadora. Uma pessoa de postura, simplesmente magnífica", completou.

Dona Ozélia, como é carinhosamente chamada, ajudou na educação de seus seis netos, para que seus filhos pudessem trabalhar. Até hoje sua casa é a referência da família, amigos, vizinhos e ex-alunos.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas