07 DE NOVEMBRO DE 2023
Rai de Almeida, em discurso nesta segunda (6), reverberou tema de redação do Enem, e destacou importância de reconhecimento ao trabalho de cuidado realizado por mulheres
'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil', tema da redação do Enem 2023, foi abordado em discurso da vereadora Rai de Almeida na noite desta segunda-feira (6)
O tema da redação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada no último domingo (6) em todo país, foi abordado pela vereadora Rai de Almeida (PT) em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, no Segundo Expediente da 63ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (7).
"O tema foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizado pela mulher no Brasil'. Nós, mulheres, somos as responsáveis pelo cuidado do outro, do filho, do marido, do pai, dos avós, dos idosos. Só que esse trabalho é invisibilizado, não é dado um valor. Nós, as feministas, temos feito esse debate na sociedade, porque a política dos cuidados precisa estar na pauta dos governos, porque essa é uma responsabilidade do Estado. Quantas de nós precisamos abrir mão das nossas profissões para cuidarmos dos outros? Quantas mulheres deixam as suas profissões para gestar e, depois, cuidar dos filhos?", indagou a parlamentar.
Rai de Almeida, na sequência, pontuou que o trabalho de cuidados acarreta grande impacto e relevância econômica na sociedade, ainda que muitas vezes seja não remunerado: "é um trabalho que tem um custo altíssimo. Se não são as mulheres que o fazem, os homens não realizam o seu trabalho produtivo. Portanto, o Estado tem que olhar para isso e determinar políticas públicas".
Ela, por fim, celebrou que o tema tenha recebido destaque por meio do Enem e disse: "quando nós pensamos em políticas para os cuidados, nós precisamos pensar, também, no fazer o alimento, no limpar a casa, no lavar a roupa, em todo esse cuidado da casa que tenha responsabilidade atribuída, desde a tenra idade para as meninas e, depois, para as mulheres. Que bom que esse tema entra na ordem do dia e faz parte do Enem".
O discurso completo de Rai de Almeida pode ser revisto no vídeo que acompanha esta matéria.