PIRACICABA, DOMINGO, 8 DE DEZEMBRO DE 2019
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08 DE OUTUBRO DE 2019

Diretrizes da economia criativa são explicadas em aula


Promovida pela Escola do Legislativo, aula foi ministrada pela consultora Taís Lacerda.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira

Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira
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Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira

Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira
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Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira

Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira
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Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira
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Primeiro encontro do curso sobre economia criativa ocorreu na tarde desta terça-feira



Caracterizada por empreendimentos, produtos ou serviços gerados por meio de uma ideia que não segue os preceitos da indústria tradicional, o ramo da economia criativa, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foi responsável pelo emprego de 575 mil trabalhadores em 2010.

As especificidades desse ramo foram esclarecidas pela consultora Taís Lacerda durante a aula "Sustentabilidade e economia criativa como estratégias de desenvolvimento local", ministrada na tarde desta terça-feira (8) na sala de aula da Escola do Legislativo.

O curso será realizado em três encontros: o segundo ocorrerá no próximo dia 15 e o último no dia 22, ambos entre 14h e 17h, na sala de aula da Escola do Legislativo, no pavimento térreo do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com entrada acessível pela rua do Rosário, 833, no Centro.

De acordo com Taís, a economia criativa é norteada pelos princípios de diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social. Em um mapeamento criado pelo Ministério da Cultura, o ramo é dividido em quatro eixos, os quais representam 13 segmentos: consumo (no qual estão incluídos design, arquitetura, moda e publicidade), cultura (com patrimônio e artes, expressões culturais, música e artes cênicas), mídias (com editorial e audiovisual) e tecnologias (com TIC, biotecnologia e P&D).

Durante a aula, a consultora abordou a meta 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, o qual busca a promoção de "trabalho decente e crescimento econômico", objetivo que, segundo Taís, se relaciona com a economia criativa, visto que o ramo possibilita a criação de empregos e a oportunidade de desenvolvimento econômico.

Ainda de acordo com Taís, o ramo também se relaciona com um dos objetivos do Plano Plurianual de São Paulo de 2016 a 2019, o qual busca o fortalecimento da economia paulista competitiva, voltada para a inovação tecnológica, o incremento da produtividade e a geração de empregos de boa qualidade.

"O objetivo do curso é incentivar que os participantes discutam novas ideias de negócios criativos que possam ser criados em Piracicaba", disse Taís.



Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Tópicos: Escola do Legislativo

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