06 DE DEZEMBRO DE 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba, fundou, em 2018, o curso de pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos
Rai de Almeida (PT)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba, receberá moção de aplausos pelos cinco anos de fundação do curso de pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos. A moção 202/2022 foi aprovada na noite desta segunda-feira (5), durante a 64ª reunião ordinária de 2022.
De acordo com a vereadora Rai de Almeida (PT), autora da homenagem, os Institutos Federais foram uma ferramenta de educação, de alta formação técnica, filosófica, cultural e dos direitos humanos. “Tive a grata satisfação ao participar da primeira turma de educação em direitos humanos, constituída em 2018, curso que dá base teórica e filosófica para entendermos os Direitos Humanos”, disse.
Para ela, ao criar esse curso, o IF faz com que pensemos filosoficamente e o que é a realidade daqueles que, de fato, necessitam ser defendidos.
O homenageado
Em 2018, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Piracicaba ofereceu à comunidade de Piracicaba e região o primeiro curso de pós-graduação lato sensu especialização em Direitos Humanos.
Seus objetivos fundamentais passam pelo conhecimento e discussão das principais correntes filosóficas que fundamentam os direitos humanos, na perspectiva de se propor a reflexão e o debate sobre os conceitos básicos e as principais teorias do campo do direito.
O curso oferece 447 horas destinadas a 4 componentes curriculares com 33,33 horas cada, 4 componentes curriculares com 50 horas cada, 2 componentes curriculares com 16,66 horas cada e 80,35h para o TCC – e com aulas cuja duração é de 50 minutos.
Clique aqui parar ler mais sobre a história do curso.