28 DE JUNHO DE 2022
Evento discutiu conceitos ligados ao saneamento rural no Brasil e no Distrito de Tupi. Ao todo, ciclo contou com cinco eventos
Vereadora Sílvia Morales participou da última atividade do ciclo voltado a debater saneamento ambiental
A última atividade do Ciclo de Debates sobre Saneamento Ambiental foi realizada na manhã de sábado (25), no Horto Florestal de Tupi. Realizada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) da Universidade de São Paulo – OCA/ESALQ/USP, a atividade integrou o Programa “Vem pro Horto” e a SIMAPIRA (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba).
Após discussão de conceitos ligados ao saneamento e sobre o contexto do saneamento rural no Brasil e no Distrito de Tupi, foram compartilhadas algumas tecnologias sociais pertinentes aos sistemas descentralizados para tratamento de esgoto doméstico na zona rural e para captação de água de chuva.
Foram tratadas também algumas formas de destinação mais adequada dos resíduos sólidos orgânicos por meio do processo de compostagem.
Além desta última atividade, realizada no Horto, o ciclo contou com cinco eventos, dos quais quatro foram realizadas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Todas as atividades contaram com a parceria entre a OCA e o "Mandato Coletivo a Cidade é Sua", integrado pela vereadora Sílvia Morales (PV).
Ao término do ciclo, Silvia Morales destacou que os “investimentos em infraestruturas de saneamento e em outras infraestruturas devem ser planejados de forma integrada à regularização fundiária no meio rural para posterior implementação de sistemas de esgotamento sanitário, por exemplo”, disse a parlamentar.