
26 DE MARÇO DE 2019
Organizado pelo vereador André Bandeira (PSDB), evento reuniu pais, familiares e pessoas com deficiências
Evento teve o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade da inclusão. | Foto: Giancarlos Martins
Em referência ao Dia Municipal da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o vereador André Bandeira (PSDB) promoveu duas atividades: fez a transmissão ao vivo através de uma live no Facebook de bate-papo com Roberta Dias, mãe de criança com síndrome de down. Ela relatou o dia-a-dia de quem convive com essa condição, além de falar sobre como foi a reação ao receber a notícia, compartilhando ao público os desafios que enfrentou, experiências e superações. Em poucos minutos, várias pessoas interagiram na live, enviando perguntas e mensagens de apoio e carinho.
A segunda atividade foi o evento chamado “Click Inclusivo”, direcionado totalmente às pessoas com síndrome de down e outras deficiências.
O evento foi organizado na manhã do último dia 23, na Área de Lazer da rua do Porto. Teve o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade da inclusão. Pais, familiares, amigos e deficientes foram convidados para serem fotografados pelo fotógrafo Giancarlos Martins, que gentilmente ofereceu o ensaio para esse evento.
Já dentro do Projeto Fios do Bem, outra atração, voluntárias se veste de princesas para levar alegria e entusiasmo. O trabalho envolve a produção de toucas e perucas de lã de famosos personagens infantis a serem doadas às crianças em tratamento contra o câncer.
Idealizador do evento e autor da lei que trouxe para o âmbito municipal a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, André Bandeira disse que a finalidade da data é levar conscientização às pessoas. "Nós que vivemos essa questão da deficiência no dia-a-dia, sabemos de nossas capacidades, potencialidades e que podemos participar de forma plena na sociedade. A única coisa que precisamos são oportunidades", afirmou.
O parlamentar falou da satisfação em promover essa ação, trabalho que proporcionou "momento ímpar", sem nenhum preconceito com a verdadeira inclusão, não só para as pessoas com deficiência, mas também aos pais, amigos e familiares.
O Dia Internacional da Síndrome de Down chama atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem-estar e inclusão. A data 21/03 (3/21 na grafia americana) faz referência aos três cromossomos 21 que caracterizam essa ocorrência genética.