
17 DE OUTUBRO DE 2018
Oferecido pela Escola do Legislativo, foi ministrado pelo diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara, Luciano Jr.
Alunos fizeram atividades dinâmicas para colocar a teoria em prática
“A vida acontece fora da zona de conforto”. Esse foi o lema utilizado pelo diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial, Luciano Jr., no curso Mestre de Cerimônia: A Arte de Falar em Público. O evento teve início na manhã desta quarta-feira, e segue até o período da tarde. A atividade é oferecida pela Escola do Legislativo e ocorre no andar térreo do prédio anexo da Câmara.
O “Pitch” foi o primeiro fator ser abordado pelo palestrante com uma atividade dinâmica onde os participantes trocaram suas identidades, fazendo uma apresentação com apenas informações essencias, despertando o ouvinte. Citou também os cuidados com a voz e que, o sono, alimentação e atividades antiestresse são fatores que influenciam na condição vocal.
Luciano Jr. explicou a atribuição do mestre de cerimônia, no qual o mesmo conduz a cerimônia de forma linear, seguindo um roteiro, acompanhado de sua voz e sequência de condução no mesmo tom. “É uma pessoa presente durante todo o evento, mas neutra durante sua aparição”, esclareceu.
O substantivo masculino das monarquias medievais, chamado de “Arauto”, foi comentado pelo diretor, como encarregado de proclamações solenes, dos anúncios de guerra ou paz e de informar os principais sucessos nas batalhas. Aquele que por meio de pregão, tornava pública uma notícia.
Ele falou sobre os sintomas que as pessoas sentem quando tem medo de falar em público: pavor, tensão, nervosismo, receio, desespero e a angústia, e que, para aliviar esses sintomas é necessário dissipar a adrenalina, fazer movimentos circulares com o maxilar, a importância de ter opinião, foco, fé, confiança e conhecimento. Além de ressaltar que reuniões antes dos eventos são sempre bem-vindas, e no dia, o melhor é chegar uma hora com antecedência.
A postura também foi um fator utilizado pelo palestrante. Para Luciano Jr., é preciso cuidar da respiração, manter os pés firmes no chão, evitar as mãos no bolso e gestos exagerados, manter visual com o público, ficar o olhar em quem está demonstrando interesse e a boa expressão facial.
Além disso, foram abordados como fazer a utilização correta dos microfones, da check-list, e precedência nas empresas privadas, e o termo “cha”, no qual é composto pelo conhecimento, habilidade e atitude. Uma ferramenta que ajuda na avaliação do profissional e implantação da gestão por competência.
No período da tarde, os alunos farão a parte prática da teoria apresentada no período da manhã.