27 DE NOVEMBRO DE 2023
Pedro Rebelo Carvalho, médico e coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi homenageado pela Câmara Municipal nesta sexta (24)
Coronel da PM recebe o Título de Cidadão Piracicabano
O médico e coronel da reserva, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Pedro Rebelo Carvalho, recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, em reunião solene da Câmara Municipal de Piracicaba, na última sexta-feira (24), às 19h30. A honraria foi apresentada pelo vereador Paulo Camolesi (PDT), conforme o decreto legislativo 24/2023.
Na entrega da honraria, Paulo Camolesi destacou o exemplo de comprometimento e luta pela saúde e do bem estar da população, além de enfatizar o exemplo de Pedro Carvalho como um grande homem, uma pessoa digna, merecedora de muitas homenagens, que escreve o seu nome na história piracicabana. O parlamentar também registrou a satisfação e o orgulho na entrega da homenagem, o que evidencia a reverência dos demais parlamentares da Casa de Leis, totalizando os 23, em consonância com a população, na outorga do título de cidadania.
O contemplado da noite, que recebeu a comenda da Câmara ao lado de sua esposa, Soraia Amaral Bataglia, ocupou a tribuna de honra, para tentar falar da sua gratidão e da emoção indescritível pelo recebimento do título. "Vou tentar me controlar para não chorar. Não tenho palavras para descrever a emoção desta noite. A vida continua", pronunciou Pedro Carvalho ao agradecer os vereadores pela aprovação da homenagem e, reforçou que sua missão não acaba por aqui, pois, perante o senso de dever, espera ainda contribuir muito em prol do ser humano.
"Faça o que é certo e não espere nada em troca", com este pensamento, Pedro Carvalho agradeceu a Deus pela oportunidade que teve de lutar em prol de uma corporação, a Polícia Militar, onde fez carreira e hoje está na reserva. "Sigo em frente. Muito obrigado", finalizou o coronel, que também agradeceu a Deus pela oportunidade de ser homenageado em vida.
O representante do Instituto Intersindical, Osmir Bertazzoni iniciou o ciclo de saudações na solenidade e, além de enaltecer os integrantes da mesa de honra, considerou o legado de Pedro Carvalho na defesa da saúde, especialmente por ocasião da implantação do plano de saúde aos servidores públicos.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Alexandre Pereira, falou da importância do Sindicato estar representado na solenidade, além de reconhecer a grandeza de Pedro Carvalho também perante o servidor público estadual e na corporação da Polícia Militar. Alexandre ainda enalteceu a disposição unânime dos 23 vereadores na concessão da honraria, de contemplar os que fizeram opção por permanecer em Piracicaba.
O diretor técnico de saúde III, do DRS-10 Piracicaba, CRS/Secretaria de Saúde, Moisés Taglietta, enfatizou o caráter da conquista do título de cidadania, por mérito, considerando que esta é uma das maiores homenagens que o município pode conceder à uma pessoa que tanto serviu à população. Também considerou o papel de um sacerdócio a que se reveste a medicina e atuação na segurança pública, em áreas que o contemplado da noite atua.
O coronel Rodrigo Eval Arena relembrou os anos de 1996, quando então, o ainda capitão Pedro, na época, era o chefe da unidade integrada de saúde, do 10º Batalhão, onde não havia CPI (Comando de Policiamento do Interior), com 11 municípios na região de Piracicaba, atendidos pelo médico Pedro.
O comandante da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, coronel Cerqueira Leite discorreu sobre a mente analítica e sagaz de Pedro, onde no universo militar é preciso de gente que tenha muita calma, para atuar em situações complexas, onde Pedro passava segurança no trabalho desenvolvido. Também citou o lema da Polícia Militar, que é proteger e servir, além da lealdade e constância, pontuando que o doutor Pedro serviu, protegeu e curou, com muita lealdade e constância, sendo exemplo de cidadão.
Na sequência da solenidade foi apresentado um vídeo, com depoimento de amigos, familiares e integrantes da corporação Militar, demarcando a trajetória de Pedro Carvalho, orientando pessoas e até salvando vidas, além de ser profissional exemplar, onde uma de suas filhas, Kaherina Carvalho optou pela medicina ao espelhar no exemplo familiar.
A solenidade aconteceu nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
Natural do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 1959, Pedro Carvalho se autodeclara carioca da gema. Nasceu na Zona Sul, bairro Botafogo, ao lado de belos cartões postais cariocas, mas foi a beleza do véu da Noiva, do Rio Piracicaba, que encantou o coração do médico, conforme traz o texto da propositura aprovada pelos 23 vereadores.
O documento que confere a honraria ainda destaca que Pedro Carvalho ingressou na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) em 1983. Fez residência médica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e concluiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e que veio ao Estado de São Paulo, na sequência, em busca de maior qualidade de vida. Em 1986, descobriu na segurança pública um novo amor ao ter êxito no concurso como médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Chegou em Piracicaba em maio de 1987, com 27 anos, para assumir como segundo tenente. Seguiu a carreira dentro da Corporação, e chegou à patente de coronel, atualmente na reserva.
Como médico, atuou junto ao Centro de Atendimento Médico Ambulatorial do Iamspe (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo) e, no Ipasp (Sistema Integrado de Saúde dos Servidores Municipais de Piracicaba), sendo o precursor e fundador destes serviços à encargo do Ipasp até hoje. Também relaciona vasta atuação médica no Hospital de Clínicas da Unicamp e ainda como médico de regulação regional de vagas em urgência e emergência da DRS X (Direção Regional de Saúde de Piracicaba).
Na formação da mesa diretiva também estiveram presentes: comandante do CPI-9, coronel Eval Rodrigo Arena, o representante do 10º BPMI, o capitão Pansonato e o subinspetor Lima, da Guarda Civil Municipal de Piracicaba.