
20 DE AGOSTO DE 2018
Vereadora destacou importância do projeto Vizinhança Solidária, com o objetivo de ampliar a segurança nos bairros
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou no último dia 2 da reunião do Conseg (Conselhos Comunitário de Segurança), realizada na Consultoria de Imóveis Frias Neto. O encontro contou com representantes das Polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Municipal e de membros da comunidade.
Os tópicos abordados na reunião apresentados pela parlamentar foram o projeto “Vizinhança Solidária”, criado e desenvolvido pela Polícia Militar e sobre as unidades públicas de assistência social de Piracicaba, desenvolvidas pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), que são o CRAS e o CREAS, e programas habitacionais do governo.
De acordo com a Coronel Adriana, o projeto “Vizinhança Solidária” é uma ferramenta de policiamento preventivo que une os moradores de um bairro de forma a se comunicarem e pedirem ajuda à polícia caso perceberem movimentações estranhas ou incomum nas ruas, residências, condomínios ou comércios da região. O intuito da vereadora é que essa ação seja cada vez mais presente no município.
As unidades públicas desenvolvidas pela Semdes têm por objetivo oferecer auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.
Para a Coronel Adriana, quando se promove esse tipo de assistência do município, há uma diminuição nos índices de criminalidade. O objetivo da parlamentar é que mais pessoas em situação de vulnerabilidade conheçam essas unidades públicas.
Como justificativa, ela apresentou os dados de que Piracicaba teve queda nos índices criminais em 2017, segundo a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Houve redução nos casos de homicídios (de 28 para 16); nos roubos em geral (de 1.406 para 1.181); e nos roubos de veículos (de 464 caíram para 286). Os furtos em geral também apresentaram redução (de 4.337 em 2016 para 3.676 em 2017) e os furtos de veículos caíram de 1.305 para 1282.
"Esta é a importância dos Consegs, nas reuniões as pessoas podem ser ouvidas por aqueles que têm a responsabilidade de solucionar os problemas e apresentar soluções. Essas providências trazem maior segurança e qualidade de vida para a população”, finaliza Coronel Adriana.