03 DE JUNHO DE 2024
"Sua Vida Importa" foi o tema do ciclo de palestras realizado na região com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito
O tema “Sua vida importa” é para que a gente pense sobre o valor da vida e o cuidado que devemos ter, principalmente no trânsito”, disse Gustavo Pompeo
O vereador Gustavo Pompeo (Avante), que coordena as atividades do Fórum de Educação para o Trânsito, em parceria com a Administração do Distrito Industrial Uninorte, realizou na última quarta-feira (29) um ciclo de palestras no âmbito da Campanha Maio Amarelo “Sua Vida Importa!", alusiva à conscientização e prevenção de acidentes no trânsito, ”.
O evento reuniu funcionários e colaboradores de diversas empresas da região com o intuito de conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito.
O Técnico de Segurança do Trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Peter Barreto dos Santos, falou sobre as “Variáveis de Acidentes”; Aversa Motos, representado pelo Rinaldo Motta, abordou o tema "Direção Defensiva e Harmonia no Trânsito", e os representantes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) finalizaram com abordagem sobre a conscientização e os cuidados que todo motorista deve ter no trânsito.
Gustavo Pompeo falou sobre políticas públicas realizadas voltadas para o trânsito: “o propósito é reduzir o número de acidentes e promover um ambiente mais seguro, uma vez que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos nós. Essas palestras são uma oportunidade para educar e conscientizar nossos trabalhadores sobre práticas seguras, tanto no deslocamento para o trabalho quanto no dia a dia. O tema “Sua vida importa”, é para que a gente sempre pense sobre o valor da vida e o cuidado que devemos ter, principalmente no trânsito”, destacou o parlamentar.
De acordo com o vereador, na rodada de palestras, foram apresentados dados sobre os acidentes de trânsito em Piracicaba. Em 2023, houve o registro de 1.858 acidentes de trânsito, com 60 óbitos. Destes, 32 foram em utilização de motos. "Esses números são preocupantes e reforçam a necessidade de iniciativas e ações para mudar essa realidade", afirmou Gustavo Pompeo.
A programação incluiu também sessões práticas onde os participantes puderam realizar, após as palestras, um circuito de saúde, com testes de acuidade visual, testes de glicemia e pressão arterial e brindes com dinâmica para testar a coordenação motora, através da caixa pedagógica, oferecida pelo Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Ao final, Gustavo Pompeo agradeceu a todos os parceiros envolvidos e disse esperar que o número de acidentes na região diminua. "A conscientização é o primeiro passo para a mudança. Continuarei empenhado em promover ações que protejam nossas vidas e as de nossos entes queridos. Que as pessoas que ouviram essas orientações sejam multiplicadoras de informações."