PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE MAIO DE 2018

Coronel Adriana ministra palestra sobre direção defensiva em Jundiaí


Palestra era uma das atividades propostas pela 1º Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Como uma das atividades propostas pela 1ª Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), o lar para idosos, “Cidade Vicentina Frederico Ozanan”, convidou a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), para ministrar palestra, que aconteceu no último dia 21 de maio.

A Sipat é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito aos acidentes de trabalho, quanto as doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho em entidades assistenciais e deve ser realizada anualmente.

Coronel Adriana abordou temas relacionados às principais causas de acidentes no trânsito, fundamento de direção defensiva, uso de bebidas alcóolicas ao volante e a maneira correta de dirigir e se comportar no trânsito. “O objetivo é levar o conhecimento da direção defensiva para todas as áreas, visando prevenir acidentes e garantir um trânsito mais seguro”, comentou a parlamentar.

“A direção defensiva é importante na medida em que previne a ocorrência de irregularidades, multas e principalmente, acidentes”, destacou a Coronel.

Segundo dados mais recentes do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres) e apresentados pela vereadora durante a palestra, de 516 mil indenizações ocorridas no Brasil no ano de 2015, 42.550 são de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Ao longo de um ano, 1.3 milhões de pessoas são vítimas de acidentes de trânsito, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dos acidentes de trânsito, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), 30% são devido à falta de atenção, 22% decorrente de alta velocidade, 16% pela ingestão de álcool e/ou outras drogas, 10% causado pela desobediência da sinalização, 9% devido a ultrapassagens indevidas e 7% causadas pelo sono. Coronel Adriana apresentou medidas que podem ser tomadas por condutores de veículos para lidar com essas condições adversas. O público da palestra interagiu com histórias pessoais a respeito do assunto.

A vereadora disse que conduzir com obediência às sinalizações de trânsito colabora com a segurança. “A violação às regras de trânsito é perigosa, pois pode se tornar hábito”, alertou.

Para a parlamentar, a segurança envolve boas atitudes e comportamento. “No trânsito, essas boas ações não podem ser esquecidas nem por um instante. Se esquecemos, corremos o risco de ocasionar ou nos envolvermos em acidentes”. Segundo ela, “quando pensamos em boas práticas na direção é costume que pensem em outras pessoas como exemplo, mas nós mesmos temos que ser referência”, explica.

“Cada motorista precisa dirigir com a preocupação pela segurança e não somente com a fiscalização”, finaliza.



Texto:  Assessoria parlamentar Maira Bacellar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Trânsito e Transportes Adriana Nunes

Notícias relacionadas