PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE FEVEREIRO DE 2019

Coronel Adriana debate funcionamento do Sistema Detecta


Parlamentar conversou com a comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel, sobre a atualização de software



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), se reuniu com a comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel, para debater questionamentos técnicos sobre o funcionamento das câmeras e software do Sistema Detecta, de acesso exclusivo aos dados de interesse da segurança e cooperação entre órgãos públicos, implementado em Piracicaba, por intermédio da parlamentar, após assinatura de convênio pela Prefeitura, em 2018. 

O Detecta é sistema de monitoramento inteligente estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que auxilia no planejamento operacional das polícias militar, civil e científica, a partir da correlação de informações e imagens de locais, pessoas e veículos, coletadas por meio de banco integrado de dados. 

Esses dados são encaminhados ao software por intermédio dos equipamentos de sistemas públicos ou privados (leitores automáticos de placas de veículos, sistemas de vídeo-monitoramento, ferramentas de vídeo analíticos e sensores). 

Em reunião, Coronel Adriana soube que será necessária a aquisição de nova versão do software, visto que o sistema tem apresentado falhas, tais como na leitura de caracteres das placas de veículos e atraso de cerca de 20 minutos para a tramitação de informações que chegam à Central de Monitoramento. 

Neste novo software, se verificará especificações técnicas bem como o seu desempenho e, após essa etapa, haverá processo para a aquisição de novas câmeras, de forma aumentar a área de cobertura do monitoramento.

Esta é uma das propostas da vereadora, que solicitou por meio do requerimento 97/2019, informações sobre procedimentos para a inclusão ao sistema de câmera de vídeo da população. Com o novo software, há a possibilidade de que esses equipamentos particulares sejam conectados ao Detecta, como cessão de uso de imagem, mas não se tem confirmação ainda.

A vereadora realizará nova visita técnica ao Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico da Guarda Civil Municipal), onde há câmeras em pontos estratégicos nas ruas de Piracicaba, que fiscalizam a movimentação de veículos e pessoas em cruzamentos e locais de fluxo intenso e com alto índice de ocorrências de furtos e acidentes. O intuito é de que os operadores apresentem as principais dificuldades com as ferramentas do sistema, que podem ser aperfeiçoadas.

Também serão debatidas em reunião na SSP (Secretaria da Segurança Pública), ainda sem data definida, formas para ampliar a cobertura do sistema. “O trabalho de um vereador ultrapassa a questão de elaboração de leis, nossa função é trazer melhorias para o município, independentemente da forma que fazemos isso. Este é de um instrumento eficaz de combate ao crime”, finalizou a vereadora.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Segurança Adriana Nunes

Notícias relacionadas