PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2019

Coronel Adriana cobra instalação de rede de esgoto em ruas de Anhumas


Vereadora apresentou requerimento de urgência durante a 37ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (24)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de urgência é de autoria da vereadora Coronel Adriana






De autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), o requerimento de urgência 503/2019 foi aprovado na noite desta segunda-feira (24), na 37ª reunião ordinária. Por meio da propositura, a parlamentar solicita informações do Executivo a respeito da inexistência de rede coletora de esgoto na rua Arthur Carlos de Toledo e na rua Antônio Gil de Toledo, entre as ruas João Gil de Toledo e Arthur Carlos de Toledo, no bairro Anhumas.

No texto da propositura, a Coronel Adriana cita que recebeu moradores do bairro em seu gabinete, que reclamavam de diversos problemas no bairro, entre eles a ausência de rede de esgotamento sanitário.

No último dia 17 de maio, a parlamentar visitou o local e constatou o mau cheiro, oriundo do despejo de esgoto na rua e em um terreno particular na rua Antônio Gil de Toledo, sem qualquer tratamento. O morador da residência localizada na rua Arthur Carlos de Toledo, 198, reclamou que devido ao declive do terreno o esgoto das residências vizinhas invadiu sua casa.

“Constatei que casas da rua Antônio Gil de Toledo possuem até quatro fossas sépticas e que em uma delas é visível a possibilidade de solapamento do solo, o que coloca em risco o imóvel e a vida de pessoas, bem como que fui informada que o serviço de esgotamento das fossas sanitárias é cobrado dos cidadãos”, reforçou a parlamentar.

A vereadora quer saber se o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) tem conhecimento do problema da fata de esgotamento sanitário nos locais. Se sim, ela indaga quanto tempo e qual o motivo da rede coletora de esgoto não atender todas as residências.

A Coronel também pergunta se existe projeto de expansão da rede coletora de esgoto para atendimento aos moradores que não possuem o serviço. Se sim, ela questiona o por que não foi executado, se há prazo para a execução e quando será resolvido o problema.

Na 37ª reunião ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (24), a parlamentar subiu à tribuna para exibir o vídeo feito na visita do dia 17 de maio. “Nessa região várias casas têm fossas. Tem terrenos que tem 10 por 25 metros e chegam a ter quatro fossas. Isso provoca risco até de solapamento. Nós não estamos falando sobre invasão, porque os moradores têm título de propriedade”, disse.

Na quarta-feira, Adriana disse ter solicitado uma reunião, não só para tratar sobre esse assunto, mas sim de outros também relacionados à comunidade de Anhumas. “Eu pedi que comparecessem não só os secretários, mas também empresas como a Raízen e a Suzano, que compareceram. Porém, da prefeitura, quem compareceu foi o secretário da Defesa Civil, que não pode fazer nada”, contou.

Para discutir sobre os demais assuntos relacionados ao bairro, a vereadora citou que a Casa terá que realizar uma audiência pública. O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), reforçou as dificuldades do local, com terrenos regulares e irregulares. “Eu me coloco à disposição, junto de você, para que possamos solucionar os problemas daquela população", disse.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas