
25 DE OUTUBRO DE 2022
Autoria da homenagem é da vereadora Ana Pavão
Vereadora Ana Pavão
A Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) receberá, da Câmara Municipal, o voto de congratulações pelos 74 anos de contribuição aos produtores do agronegócio brasileiro. De autoria da vereadora Ana Pavão, o requerimento 751/2022 que possibilita a homenagem, foi aprovado nesta segunda-feira (24), na 53ª reunião ordinária.
De acordo com o texto, a cooperativa nasceu em 10 de outubro de 1948, graças à iniciativa de 57 produtores rurais, que se uniram para adquirir fertilizantes agrícolas em conjunto, com a finalidade de facilitar a vida do pequeno produtor que tinha dificuldades para adquirir insumos e assistência técnica, e confunde-se com a própria história do agronegócio brasileiro.
Além de produtores de cana, a empresa também atende pecuaristas e produtores de grãos, e comercializa maquinários e implementos por meio de parcerias, ampliando sua presença para Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. A cooperativa conta ainda com uma área de agricultura de precisão, mantém 35 lojas que oferecem mais de 12 mil itens em seu portfólio, possui fábrica de ração, boitel, uma central de coleta para descarte correto das embalagens de defensivos, bem como o Avance Hub, criado para oferecer tecnologia de ponta e inovação a seus cooperados.
Para o atual presidente da Coplacana, Arnaldo Antônio Bortoletto, os 74 anos “são marcados pelo crescimento minuciosamente planejado, que diversificou as culturas trabalhadas e levou sua presença para outros Estados”. De acordo com ele, “a instalação do processo de governança da cooperativa é o grande destaque”.