29 DE JUNHO DE 2018
Vereador realizou solenidade na Câmara na noite desta sexta-feira
Evento ocorreu no Salão Nobre Helly de Campos Melges
No ano em que os japoneses completam um século de história em Piracicaba, a Câmara promoveu solenidade para enaltecer o trabalho realizado atualmente na cidade. O evento, proposto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora, ocorreu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na noite desta sexta-feira (29).
A reunião solene marcou o Dia Municipal da Comunidade Japonesa e o Dia Municipal do Karate-Do. No primeiro caso, homenagens foram concedidas a Maria Joana Nishimura, Marcos Masao Takaki e Fernando Miqueloto Kawai. Os homenageados do Karate-Do foram Antonia Maria Gomes Spigolon, Antonio Carlos Schiavom (Caio), Bem Hur Jorge Calil Miglioransa, Evanildo Souza Lima, Gilson Felipe, Thiago Diorio e Edson Jorge Aidar.
Kawai afirmou que a comunidade japonesa e o karate são fundamentais aos cidadãos de bem. “Hoje é uma ousadia ser ético. Ousamos e sempre seremos éticos, porque temos história, uma semente plantada no coração e na alma, e isso reflete no dia a dia. Como toda árvore, o ser humano também é dependente de sua raiz. Uma árvore sem raiz fica frágil e vulnerável, e assim também é com as pessoas.”
Delegado chefe da Divisão de Vigilância e Capturas da Polícia Civil, Edson Jorge Aidar narrou sua trajetória no Karate-do, iniciada em 1975 com Seijun Kanashiro. “O nosso sonho se tornou realidade, pois, entre centenas de alunos instruídos por ele, nos seis anos em que permaneceu em Piracicaba, fomos os seis primeiros piracicabanos graduados faixa preta e também os primeiros multiplicadores do ensino desta arte em academias e clubes desta cidade.”
O homenageado disse que além do aprendizado técnico, os ensinamentos filosóficos adquiridos lhe ajudaram a desenvolver mais a confiança pessoal, ser mais persistente, ter mais controle emocional, equilíbrio mental, coragem e determinação, "virtudes que me ajudaram nos estudos e nas atividades profissionais”, declarou, sobre os 30 anos na área policial.
Também homenageado, Fernando Miqueloto Kawai enalteceu a comunidade pelo centenário em Piracicaba e disse que, por isso, a homenagem teve um valor especial. “São pessoas que trabalham para melhorar a cultura japonesa e para divulgá-la ainda mais”, declarou, em alusão os homenageados deste ano.
Representante do Conselho de Kodansha, Vlamir Edson Marques da Silva disse que os homenageados têm contribuído para o reconhecimento do karate-do praticado em Piracicaba em todo o país, assim como fora dele. “É uma honra estar aqui, mais uma vez, para dizer que a semente plantada em 1975 por Seijun Kanashiro tem dado bons frutos”, disse.
O presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro, Irio Kawasima, agradeceu a Pedro Kawai pela oportunidade da homenagem. Ele disse que a entidade piracicabana promoverá uma série de atividades para marcar o centenário da imigração japonesa na cidade, incluindo o lançamento de um livro. “Vocês são merecedores desta homenagem, pois há anos contribuem com nosso clube e com a comunidade.”
A solenidade foi marcada por apresentações do Grupo de Músicas Folclóricas Japonesas Minyo Bu e do Kyuryu Daiko de Piracicaba, com participação, na dança, de Helena Mizuhira, do Grupo Kimie Buyo.
Na mesa dos trabalhos estiveram, além de Kawai, o 1º tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes, delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar; Irio Kawasima, presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro; o professor Vlamir Edson Marques da Silva, do Conselho Kodansha; Valdiza Caprânico, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba); Vitor Vencovsky, da Academia Piracicabana de Letras; Luciene Aguiar, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba; e Ricardo Takaki, da Chácara Sol Nascente.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)