PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE FEVEREIRO DE 2014

Com trânsito caótico, rotatória do São Jorge gera riscos a pedestres


Vereador Luiz Arruda (PV) visitou a região na tarde desta quinta-feira, 27, e disse que encaminhará pedido de intervenção à Prefeitura Municipal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Luiz Arruda (PV) visitou na tarde desta quinta-feira, 27, a rotatória do bairro São Jorge, onde constatou a dificuldade de pedestres que se utilizam do Terminal de Ônibus, assim como dos comércios na redondeza, para atravessarem as vias com tráfego intenso de veículos leves e pesados. “Toda esta região precisa sofrer uma intervenção do poder público, desde uma melhor sinalização, vertical e horizontal, até ver avaliar a instalação de um semáforo de pedestres”, disse o vereador Luiz Arruda. 

A situação na rotatória envolve fluxo de quatro vias, todas de ida e volta, o que transforma a região num emaranhado de situações perigosas, o que coloca em risco principalmente os pedestres, muitas mães com crianças de colo, jovens e idosos. Localizada na saída da cidade para Anhumas (estrada Piracicaba-Botucatu), o cruzamento recebe fluxo das ruas Anísio Ferraz Godinho e Maria Isabel Matos, além da avenida Pau Queimado e da estrada Engenheiro João Toselho (SP-147). 

Em pouco mais de meia hora em que o vereador esteve no local, foi possível observar diversas situações de risco. Além do asfalto com os chamados “borrachudos” (ondulações), a pintura das faixas de pedestres na rotatória está totalmente apagada, dificultando a visualização do espaço determinado a travessias a pé. Da mesma forma, são necessárias instalações de redutores de velocidade (lombada) em alguns pontos para que os motoristas precisem reduzir e, desta forma, oferecem mais segurança. 

“Aqui é uma loucura, todos dias, especialmente nos horários de alto fluxo, de manhã e tarde”, diz o moto-taxista João Batista de Lima. Ele trabalha na rua Maria Isabel Matos, uma das vias que desemboca na rotatória do São Jorge, e lembra que, recentemente, viu um motociclista se chocar com um carro, porque teve de frear para passagem de pedestres. “A maioria dos motoristas não respeita o pedestre e faz do transito desta região um caos”, adverte, sob o consentimento do morador do bairro Reginaldo Silva. 

Para o vereador Luiz Arruda, a solução é a Prefeitura Municipal definir diversas ações que possam amenizar a situação. “Podemos observar que a rotatória apresenta risco a moradores e, principalmente, usuários do Terminal do São Jorge. Agora, repassaremos este problema ao Executivo para que envie os serviços necessários”, finalizou Arruda.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes Luiz Arruda

Notícias relacionadas