01 DE JUNHO DE 2023
O cirurgião oncologista Leandro Otávio Sacchetin recebeu a Medalha “Dr. Marcus Vinicius Ferraz de Arruda”, em solenidade realizada nesta quarta-feira (31)
Seu e-mail foi enviado com sucesso!
Desculpe! Não foi possível enviar a sua mensagem. Tente novamente mais tarde!
“Quem trata sou eu, mas quem cura é Deus”, diz o cirurgião oncologista Leandro Otávio Sacchetin homenageado com medalha de mérito
O cirurgião oncologista Leandro Otávio Sacchetin foi o primeiro médico a ser homenageado com a medalha de mérito legislativo “Dr. Marcus Vinicius Ferraz de Arruda”, em reunião solene realizada nesta quarta-feira (31), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A honraria foi entregue pela vereadora Ana Pavão (PL), através do requerimento nº 62/2023 e Decreto Legislativo nº 39/2022, que instituiu a medalha.
A mesa de honra da solenidade foi composta, além da autora da homenagem, que presidiu a reunião, pelo diretor de Promoção à Saúde da Unimed, José Rogério Nicola, pelo coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Fornecedores de Cana, Sandro de Oliveira Mendes, e por Mara Ferraz, viúva do médico que dá nome à honraria.
Nicola destacou as características do homenageado no campo profissional, sempre disposto a atender as necessidades dos pacientes e em busca da melhor qualidade no atendimento. “É um bom caráter, amigo, companheiro e sempre pronto para dar o seu melhor em benefício das pessoas que o procuram”, afirmou.
O representante do HFC parabenizou o cirurgião pelo trabalho de excelência que ele presta para a cidade. “Além de um grande cirurgião, é um grande amigo, um grande pai. Que os pacientes que você tanto preza continuem recebendo o seu cuidado e seu carinho”, salientou.
A autora da homenagem disse que o objetivo da indicação é que Leandro Otávio Sacchetin se sinta honrado pela Casa, pelas vidas que já salvou e pelo trabalho que presta. “Na nossa cidade, o seu nome está escrito nesta Casa de Leis, como o primeiro cirurgião que recebe esta medalha pelos trabalhos prestados”, colocou.
Após receber a medalha de mérito e também homenagens dos hospitais onde atua, Leandro Otávio Sacchetin discursou sobre o trabalho que desempenha destacando o que sempre diz aos pacientes: “Quem trata sou eu, mas quem cura é Deus”, disse, emocionado. “Ver o sorriso do paciente na sua palavra é importante porque é ali que inicia o tratamento. Não é quimioterapia, não é a radioterapia, não é cirurgia”.
O homenageado também fez questão de agradecer a todos os que fizeram parte dessa trajetória. “Este prêmio não é meu, é de todos nós, é uma conquista para o bem de toda a cidade”, colocou. “Piracicaba era o lugar para eu estar. Não forcei, foi o destino acabou me trazendo e hoje me sinto um piracicabano”.
Marcus Vinicius Ferraz de Arruda – A solenidade foi marcada por momentos de emoção, em que foi exaltada a memória do médico Marcus Vinicius Ferraz de Arruda, que dá nome à medalha. A viúva contou a história profissional e pessoal do médico, que se destacou na cidade na área da cardiologia e que foi o responsável pelo primeiro transplante cardíaco em Piracicaba, em 2012, no HFC. Ele morreu em 2015, vítima de câncer. “Fiquei muito feliz porque o dr. Leandro é a primeira pessoa a receber o prêmio. Ele é muito humano e não poderia haver alguém melhor para homenagear”, afirmou. “O dr. Leandro recebe o prêmio físico, mas de alguma forma todos nós somos premiados”.
Os filhos de Marcus Vinicius Ferraz de Arruda, João Pedro e João Felipe, também discursaram e falaram sobre o legado do pai na cidade. Durante a solenidade, ainda foi exibido um vídeo com uma reportagem sobre o transplante conduzido pelo profissional. A família também recebeu uma homenagem póstuma, com um certificado entregue pela vereadora Ana Pavão.
Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da reunião solene.