23 DE NOVEMBRO DE 2021
Projeto de autoria da vereadora Rai de Almeida homenageia coordenador de programação do SESC Piracicaba, Francisco Galvão de França
Rai de Almeida é autora da propositura que concede o título de Cidadão Piracicabano a "Chico Galvão"
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em discussão única na noite desta segunda-feira (22), durante a 46ª reunião ordinária de 2021, o projeto de decreto legislativo 40/2021, que concede ao produtor cultural "Chico Galvão" o título de Cidadão Piracicabano, honraria entregue a pessoas não nascidas na cidade mas que contribuem para o seu desenvolvimento.
De autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), a propositura destaca em sua justificativa o trabalho de Francisco Galvão de França à frente da coordenação de produção cultural do SESC Piracicaba, que "tem contribuído sobremaneira para a cultura, artes e demais áreas do conhecimento, da vida social, cultural e histórica do município. Tem se dedicado atentamente a observar, difundir e apoiar a arte e a cultura brasileira, paulista e piracicabana ao longo de quase duas décadas em Piracicaba contribuindo para elevar o nome de Piracicaba, nacional e até mesmo internacionalmente".
A propositura destaca também o empenho de Galvão para mitigar os efeitos da pandemia nas artes e na cultura de Piracicaba: "não mediu esforços para contribuir para que, ao longo da pandemia, uma programação cultural intensa acontecesse de maneira virtual – esforços esses que contribuíram para levar lazer, cultura e entretenimento de qualidade aos lares piracicabanos ao mesmo tempo em que esses eventos auxiliaram também a um grande número de artistas e fazedores de cultura num momento de especial carestia econômica no universo da arte".
Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1970, "Chico Galvão" chegou a Piracicaba no ano de 2006 e, desde lá, "é referência na cidade no que diz respeito à produção de exposições, eventos, shows e demais atividades artísticas e, mesmo, pedagógicas, quando o assunto é cultura paulista e piracicabana."
"Chico é uma pessoa que tem uma dedicação, um amor, um carinho, um diálogo, um jeito muito amigável de falar com as pessoas, especialmente os fazedores e produtores de cultura da cidade. É uma pessoa que não se esgota, sempre tem uma boa proposta, uma boa sugestão, para as diferentes questões. O título reconhece-o como cidadão por tudo o que ele tem contribuído com a cultura de Piracicaba", disse a vereadora Rai de Almeida ao discutir a propositura na tribuna.
A cerimônia de entrega da honraria acontecerá em data a ser definida.