PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE ABRIL DE 2018

Cantora Thereza Alves receberá moção de aplausos do vereador Abdala


Ela sagrou-se vencedora do Prêmio Governador do Estado para a Cultura



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Aos 77 anos, 66 dos quais dedicados à carreira musical, a cantora piracicabana Thereza Alves teve sua trajetória reconhecida com o Prêmio Governador do Estado para a Cultura de 2018, da Secretaria da Cultura do Estado, na categoria “Música”. Ela recebeu a honraria em 26 de março, no Teatro Sérgio Cardoso, onde foi anunciada como detentora de 88,1% dos votos populares, computados pela internet. Em função da premiação, o vereador Marcos Abdala (PRB) irá conceder à artista a moção de aplausos 53/2018, aprovada em plenário nesta segunda-feira (16), na 20ª reunião ordinária.

No texto da moção, Abdala descreve parte da carreira de Thereza, que cresceu e ainda hoje vive na Vila Rezende. A artista passou a se dedicar à música na década de 50, com amplo apoio da mãe, na rádio Difusora de Piracicaba, onde se apresentava em um programa de canto de calouros. Também cursou outros idiomas para poder ter domínio do canto em diferentes gêneros e linguagens.

Em 1964, estudou administração de empresas na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), mas nunca parou com a música. No currículo artístico acumula inúmeras participações na rádio Bandeirantes e TV Globo, ao lado de bambas como Baden Powell, Jair Rodrigues, Leny Andrade, Ângela Maria, entre outros.

Em 2017, Thereza se mobilizou na campanha colaborativa para o lançamento de Donde Eu Vim, registro histórico de sua carreira pelos olhos de artistas de sua convivência e que lhe admiram: Estela Manfrinato, Saulo Ligo, André Bertini, Diego Garbin, Pedro Paes, João Camareiro, Jayme Vignoli, André Grella, Junior Chiaparini, Wagner Silva e Alessandro Penezzi.

Thereza foi indicada ao prêmio ao lado de figuras conhecidas no cenário nacional, caso do rapper Mano Brown, da Casa de Francisca, da Semana Internacional da Música de São Paulo e do grupo Jonnata Doll & Os Garotos Solventes.

A votação popular pela internet ocorreu por meio do site www.premiogovernador.sp.gov.br, entre  público pôde escolher os grupos, artistas e instituições favoritos entre 10 de fevereiro e 18 de março. A votação popular contou com mais de 95,5 mil votos no total, sendo que a edição anterior contabilizou 71,3 mil.

O Prêmio Governador do Estado de São Paulo é uma forma de valorizar e incentivar a produção cultural paulista e está dividido nas categorias arte para crianças, artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, territórios culturais e instituições culturais, além do Destaque Cultural do Ano, que homenageou o gestor cultural Eduardo Saron.

A seleção dos indicados pelo júri — composto por Claudio Mendel, Eduardo Dias Santana e Humberto Norman Finatti —, para o prêmio foi efetuada, conforme o regulamento, considerando os critérios trajetória e relevância de atuação no cenário cultural, qualidade e repercussão do trabalho realizado, alcance e abrangência das ações e projeção das iniciativas no Estado.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas