01 DE AGOSTO DE 2019
Presidente Gilmar Rotta concedeu Título de Cidadã Piracicabana à artista
Cantora natural de Cândido Mota mora em Piracicaba desde os seis meses de idade
Com o sorriso estampado no rosto, cabelos armados e vestida de verde vibrante, ela é anunciada pelo mestre de cerimônias. Nem bem entra em cena e surgem os aplausos calorosos. São de seus fãs, pessoas de diferentes idades e cidades, irradiadas pelo seu canto. E, assim, Aninha Barros se tornou “Cidadã Piracicabana”.
A entrega do título pela Câmara de Vereadores de Piracicaba ocorreu na mesma data em que Piracicaba celebrou os 252 anos de fundação, por iniciativa do vereador e presidente Gilmar Rotta (MDB), que no passado atuou como músico e tocou na mesma banda em que Aninha cantava.
“Tem o dom da voz e da simpatia. Conheço sua trajetória, afinal dividimos até palco, na banda Aquarius. Dali para frente só lhe vi crescer, como cantora e pessoa que é. Piracicaba não é só reconhecida pelo sotaque forte, pelos alambiques, mas pela arte, cultura e música. Parcela desse reconhecimento vem de você, que em seus shows sempre faz dizer que nasceu em Candido Mota, mas é filha de Piracicaba”, disse o presidente da Câmara.
Radicada desde os seis meses em Piracicaba, Aninha estava acompanhada de seu marido e empresário Fernando Rigitano, além de ter sido prestigiada pelos fã-clubes Requinte, de Piracicaba, e Mundo Multicor, de Rio Claro, com direito a faixas e muitos gritos de “adoooro!!!” e “muito bom!”.
Sem conter as lágrimas, Aninha agradeceu aos fãs e aos pais Ademar Aparecido de Barros e Maria José de Moraes Barros. “Só tenho que agradecer os meus pais porque escolheram Piracicaba e daqui fiz amigos, construí minha carreira e sou o que sou hoje. Agradeço aos dois fãs-clubes. Eu só tenho que agradecer a tudo o que Deus me deu até hoje”, disse ela.
A cantora afirmou que a gravação de seus dois CDs – Requinte e Neguinha – ocorreu em Piracicaba porque a cidade é marcada por talento e profissionalismo. “Acredito muito em nossa terra, em nossa cidade. Faço questão de levar isso para onde vou. Tenho orgulho de dizer que sou do interior e o pessoal precisa nos respeitar. Meu legado é esse: levar música boa e o nome de Piracicaba”, completou a artista.
Amiga de longa data, Alisangela Menegalle foi encarregada de traduzir em palavras a importância da homenagem. Para isso, usou os versos de Maria, Maria, canção de Milton Nascimento: “É preciso ter raça/É preciso ter gana sempre/Quem traz no corpo a marca...”. Para Alisangela, o canto de Aninha deixa as pessoas felizes, esperançosas e com uma vitalidade.
DEDICAÇÃO –– Os parlamentares presentes na solenidade enalteceram o trabalho de Aninha e sua dedicação por Piracicaba.
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), disse ter acompanhado várias apresentações da artista. “A gente sabe da qualidade vocal e artística. Leva alegria e felicidade. Aonde vai, a luz gira ao seu redor”, declarou.
Para Marcos Abdala (REP), trata-se de uma homenagem histórica. “Não apenas será a mais jovem cidadã piracicabana, como também fará parte da história do aniversário de 252 anos de nossa cidade.”
Também natural de outra cidade, Olímpia, o vereador Lair Braga (SD) usou de seu exemplo para falar o quanto Piracicaba adota as pessoas. “Além de cantora, representa a história econômica, política e social de Piracicaba, que tem o Engenho Central como símbolo da força da raça negra. Você traz o sangue do negro. Canta em prosa e verso a nossa Piracicaba.”
Já o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), disse ter sido criado com o “caldo de cana” e lembrou que a cidade é excelência em saneamento, educação e saúde. “Que Deus lhe abençoe sempre, em sua caminhada. Se dermos de nós o melhor, com certeza Piracicaba será a melhor cidade para se viver no mundo.”
Presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Jousseff disse que conheceu a cantora em um dos eventos da cooperativa médica. “A conheci em uma feijoada da Unimed. A partir daí, criou-se uma ligação muito grande. A cultura de uma cidade, de um país, se exerce de várias formas. E você, quando exerce o seu talento artístico, nos envolve com a cultura. Tem cara de felicidade: e é isso que importa, que seja muito mais feliz a partir de hoje.”
Para o prefeito Barjas Negri (PSDB), Aninha é motivo de orgulho para Piracicaba. “Nos representa nos shows que faz pelo Brasil afora. Tenho a certeza absoluta que a Câmara fez uma bela homenagem. Que continue tendo força, energia e essa alegria para continuar nos alegrando”, disse o prefeito, que pediu uma "canja" à cantora.
Fato: a solenidade terminou em samba, com a voz de Aninha irradiando o salão nobre e o público cantando decor as canções Neguinha e Mundo Multicor.