
04 DE DEZEMBRO DE 2015
Iniciativa de João Manoel dos Santos tem o objetivo de conscientizar sobre as DSTs
Faixa vermelha em alusão à campanha está no prédio principal da Câmara
A Câmara de Vereadores de Piracicaba lançou a campanha Dezembro Vermelho, na tarde desta sexta-feira, 4. A iniciativa é de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB), por meio do projeto de decreto legislativo 44/2015.
O parlamentar explica que a campanha é para conscientizar a população da importância de se precaver das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). “Queremos chamar a atenção da população para este trabalho. A Câmara tem que apoiar e estar junto. E, com essa parceria, quem ganha é a população”, afirma João Manoel.
Durante solenidade de abertura, que teve início às 14h no salão nobre da Casa, participaram membros do Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS) e do Cedic (Centro de Doenças Infecto-Contagiosas). Eles ouviram a palestra de Maria Regina Teixeira, psicóloga do Cedic, que abordou, entre vários tópicos, os diferentes tipos de prevenção ao HIV.
São sete tipos de prevenções, segundo ela, como o uso de preservativos, antiretrovirais ou testes básicos. “Cada um tem que se responsabilizar por sua saúde sexual”, disse a psicóloga.
Paulo Soares, presidente do Caphiv, agradeceu ao apoio da Câmara, e lamentou o alto índice de jovens com o vírus da AIDS. Soares lembrou também que a campanha tem como meta convencer os portadores do HIV a aderir ao tratamento. “Queremos incentivar estas pessoas a fazerem o tratamento, para terem uma vida digna e com respeito. A prevenção é sempre o melhor remédio”, disse.
Após o evento, o Cedic realizou testes rápidos de DSTs, que também podem ser feitos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. “O teste é de fácil execução e tem o resultado em 15 minutos”, explica Maria Aparecida Scarabel Mardegan, membro do centro.
Antes da palestra, os vereadores João Manoel dos Santos (PTB) e Pedro Kawai (PSDB) estenderam uma faixa vermelha simbólica, em alusão à campanha, na entrada do prédio principal da Câmara.