21 DE JUNHO DE 2018
37ª reunião ordinária teve 34 proposituras em pauta, uma entrega de moção e dois oradores na Tribuna Popular; duas extras foram realizadas, criando o bairro Corumbataí
Câmara votou pacote de R$ 11,8 mi em repasses que beneficia população
Dentre as 34 proposituras apreciadas nesta quinta-feira (21), na pauta principal da 37ª reunião ordinária ganhou destaque o pacote de projetos de lei que autorizam o repasse de R$ 11,8 milhões em recursos ao município, sendo, desse valor, 15 emendas parlamentares e dois convênios com a União, por meio do Fundo Nacional de Saúde, e com o Estado, por meio da Secretaria de Educação e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Com execessão do projeto de lei 131/2018, do Executivo, sobre o serviço de moto-taxi em Piracicaba, que recebeu emenda da vereadora Nacy Thame (PSDB) e saiu da pauta, e um projeto de decreto legislativo 39/2018, de autoria do vereador Dirceu Alves da Silva (SD), na concessão do Título de Cidadão Piracicaba, que foi adiado por quatro reuniões, os demais 32 projetos foram aprovados.
Após o expediente da reunião, ocorreram duas reuniões extraordinárias, possibilitando a votação, em primeira e segunda discussão, do projeto de lei complementar 05/2018, que autoriza a criação do loteamento Corumbataí, na região de Santa Teresinha, para a construção de 1000 residências.
Em redação final, quatro projetos de decreto legislativo foram aprovados, que concedem Título de Líder Comunitário, Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus. Em discussão única foi aprovado um projeto de decreto legislativo e dois requerimentos. Já em segunda discussão, dois projetos de lei para denominação de vias foram aprovados.
Em primeira discussão, foram provados os 22 projetos de lei do Executivo, dentre eles os 17 para recebimento de recursos, sendo que um PL foi do vereador Carlos Gomes da Silva (PP), que transfere do dia 19 para 28 de julho o Dia Municipal de Luta contra hepatite tipo C, a fim de homenagear o médico e cientista norteamericano Baruch Samuel Barry Blumberg, descobridor do vírus causador da doença e nascido em 28 de julho de 1925.
A Tribuna Popular foi ocupada por Leandro de Assis Catalini Souza que apresentou a nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e também por Homero de Carvalho, advogado, que falou sobre motivos e prevenção ao vandalismo escolar.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) também entregou a moção de aplausos 12/2018 à Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico, pelos dez anos de fundação do grupo, que contou com a presença do ex-vereador e presidente da Câmara, Gustavo Ranzani Hermann, sócio da empresa.
Único vereador a utilizar os 10 minutos regimentais para assuntos diversos, Laércio Trevisan Jr. (PR) realçou sua trajetória de luta frente ao poder público, em função do abandono de praças públicas, além de outros problemas estruturais, que passam pela carência do sistema de sáude pública e reurbanização de comunidades.
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela TV Câmara, nos canais 8 da Net, 9 da Vivo TV e 60.4 em sinal digital. Também são transmitidos pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, pelas rádios Câmara Web e Educativa FM e por meio dos canais oficiais do Legislativo nas redes sociais (Facebook e Youtube).