03 DE ABRIL DE 2018
Luta de vários parlamentares é antiga, com recursos, acidentes serão evitados e vidas poupadas.
A Câmara vai analisar o projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a celebração de convênio no valor R$ 5 milhões com o Estado de São Paulo, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Os recursos serão destinados às obras de recuperação da SPA-155/308, conhecida como estrada da Ceasa, que liga a rodovia do Açúcar (SP-308) à rodovia Cornélio Pires (SP-155) e que é tema de diversas intervenções de vários vereadores desta e outras legislaturas.
Em 2013, por exemplo, o vereador Gilmar Rotta (MDB) apresentou a indicação 1.749/2013, solicitando ao prefeito a operação tapa-buracos na rodovia de acesso à Ceasa. Segundo o parlamentar, permissionários da Central de Abastecimento que utilizam a rodovia Cornélio Pires reclamavam do excesso de buracos.
Outra indicação, a de número 902/2017, de autoria do vereador Matheus Erler (PTB), reivindicou, a pedido da comunidade, a pavimentação asfáltica em toda a extensão do acostamento da Cornélio Pires, que dá acesso à Ceasa.
Erler menciona no texto de sua justificativa que “as crateras que se formam aumentam a cada dia, dificultam o tráfego, danificam os veículos e é primordial a necessidade de recuperação com urgência para tranquilizar a população”.
Outra propositura, também de 2017, a indicação 2.207/2017, do vereador André Bandeira (PSDB), pediu intervenção do poder público à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e à concessionária Colinas do Tietê para realizar a reconstrução total da SP-155/308. Conforme os dados do gabinete do parlamentar, a via possui oito quilômetros de extensão, sem condições de trafegabilidade, e existem diversos problemas que preocupam usuários do trecho, como ondulações na camada asfáltica, acúmulo de lixo, falta de infraestrutura adequada e de uma equipe para efetuar a limpeza frequente.
Outro legislador que também apresentou propositura sobre a estrada da Ceasa é o ex-vereador Francisco Almeida do Nascimento, o Chico Almeida (PR), que protocolou em 2016 o requerimento 560/2016, com indagações à Artesp sobre a recuperação da via de acesso. À época ele ponderou que, nas proximidades da entrada ao bairro Chicó, a faixa que delimita os sentidos opostos dos veículos na via está completamente apagada, com lixo amontoado, incluindo copos, sacos plásticos, pneus e o acostamento é em grama ou pedras e não há placa alguma de sinalização por mais de um quilômetro.
Mais recentemente, o vereador Osvaldo Airton Schiavolin (PSDB) tem feito intervenções diretamente à concessionária Rodovias do Tietê para alcançar a solução do problema que afeta produtores, usuários da via e moradores das chácaras. O intenso tráfego de caminhões ao entreposto gera a necessidade que a manutenção constante seja de responsabilidade da prefeitura ou das concessionárias.
Com informações do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba
Fotos: Justino Lucente MTb 20.205