28 DE NOVEMBRO DE 2017
Projeto foi apresentado na Casa pelo vereador Tozão
Parlamentar discutiu projeto antes de sua aprovação
A Câmara celebrará todos os anos o Dia do Oleiro e do Ceramista, conforme projeto de decreto legislativo 50/2017, do vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), aprovado com nova redação e em discussão única na 69ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (27).
Conforme o texto, a Casa de Leis realizará reunião solene sempre no dia 20 do mês de setembro, como forma de homenagear oleiros e ceramistas praticantes, bem como olarias e indústrias de cerâmica. As atividades e a escolha dos homenageados serão de responsabilidade da Câmara.
Na justificativa do texto, Tozão – que é empresário no setor – diz que a profissão de oleiro é uma das mais antigas no mundo, no qual foram encontradas confecções de objetos de barro com aproximadamente 4.500 a.C. no Oriente médio.
O vereador ocupou a tribuna da Câmara para apresentar seus argumentos, antes da aprovação do projeto. Segundo ele, 80% das construções na cidade são de tijos cerâmicos e maciços. "O tijolo, na obra, é a base de tudo. É o bem mais barato para se construir. Muito mais barato que a mão de obra", disse.
No texto do projeto, ele informa que propôs a reunião solene “por entender a importância que é a figura do profissional durante toda história da humanidade, como a confecção de objetos de arte, como vasos ou de materiais da construção civil, como tijolos e telhas”.