PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE NOVEMBRO DE 2017

Câmara terá solene para homenagear oleiros e ceramistas


Projeto foi apresentado na Casa pelo vereador Tozão



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar discutiu projeto antes de sua aprovação






A Câmara celebrará todos os anos o Dia do Oleiro e do Ceramista, conforme projeto de decreto legislativo 50/2017, do vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), aprovado com nova redação e em discussão única na 69ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (27).

Conforme o texto, a Casa de Leis realizará reunião solene sempre no dia 20 do mês de setembro, como forma de homenagear oleiros e ceramistas praticantes, bem como olarias e indústrias de cerâmica. As atividades e a escolha dos homenageados serão de responsabilidade da Câmara.

Na justificativa do texto, Tozão – que é empresário no setor – diz que a profissão de oleiro é uma das mais antigas no mundo, no qual foram encontradas confecções de objetos de barro com aproximadamente 4.500 a.C. no Oriente médio.

O vereador ocupou a tribuna da Câmara para apresentar seus argumentos, antes da aprovação do projeto. Segundo ele, 80% das construções na cidade são de tijos cerâmicos e maciços. "O tijolo, na obra, é a base de tudo. É o bem mais barato para se construir. Muito mais barato que a mão de obra", disse.

No texto do projeto, ele informa que propôs a reunião solene “por entender a importância que é a figura do profissional durante toda história da humanidade, como a confecção de objetos de arte, como vasos ou de materiais da construção civil, como tijolos e telhas”.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas