11 DE OUTUBRO DE 2013
Parte do expediente da reunião ordinária de ontem (10) foi suspensa para permitir a participação do secretário municipal Rogério Vidal.
Por força do Requerimento (1007/13), de autoria do vereador Pedro Cruz (PSDB) o expediente da reunião ordinária desta quinta-feira (10) foi suspenso, pelo tempo de até 30 minutos para permitir que o Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Francisco Rogério Vidal e Silva fizesse uma explanação sobre as ações da secretaria em prol da defesa ambiental de Piracicaba.
Rogério Vidal discorreu sobre a criação da Sedema, em 2001, mostrando sua evolução e envolvimento nas questões ambientais da cidade, passando pelo plantio de mais de 820 mil árvores e, destacando programas como o Plante Vida, onde cada criança que nasce ganha uma árvore.
Além de focar a questão das podas, em mais de 10 mil árvores. E, serviços como o Cata Cacareco, no recolhimento de equipamentos inservíveis, como geladeiras e outros objetos de descarte pela população. Rogério também abordou sobre as 600 ultrassonografias anuais para verificar a saúde das árvores.
Além de abordar a questão do sossego público, destinação de resíduos, coleta seletiva e outras ações que garantem o andamento de projetos em prol da sustentabilidade, onde Piracicaba se destaca no cenário estadual na conquista do selo azul.
Rogério também lembrou que Piracicaba tem mais de 10 milhões de áreas públicas para serem cuidadas e, reconheceu que houve retrocesso na proibição de uso de produtos químicos para o mato, o que fez voltar a operação Reco Reco, na retirada manual da vegetação.
Rogério finalizou suas considerações enfatizando que a cidade está dividida em 12 regiões. E, anunciou que etregará um kite para cada vereador até o final deste mês. Dentre outras ações o material mostrará a atuação da Secretaria no corte de mato, sendo que será respeitado um calendário anual.
Vidal também abordou o sistema de varrição manual e, disse que haverá estudos para ampliar os seviços. E, comentou sobre caminhões destinados à lavagem de praças. Além de inumeras atuações de equipes da Prefeitura em reformas e construção de espaços de lazer e, práticas esportivas, compondo as 31 academias instaladas na cidade, bem como obras no muro do Cemitério da Saudade, o que representa uma verdadeira galeria a céu aberto,
Rogério Vidal também abordou a questão da fiscalização da Prefeitura nos mais de 30 mil terrenos particulares na cidade; do andamento do projeto Cidade Limpa e, de outras ações que acontecem na cidade em parceria com a Câmara de Vereadores. Além de outras ações, como o controle de fumaça preta, que será extendido à frota de ônibus; o Disk animais, o que torna raro este tipo de acidente, que geralmente é fatal.
Vidal também abordou temáticas como o controle efeito estufa, fim da queimada da palha da cana de açúcar, aumento arbóreo, revisão do plano de resíduos sólidos, a questão da logística reversa, onde o fabricando é obrigado a recolher o seu produto e o novo Código Florestal, no que priorizará defesa das margens do Rio Corumbatai. E, concluiu sua observações lembrando que até o final do ano Piracicaba deverá alcançar meta de 98% com relação ao tratameno de esgoto.