29 DE OUTUBRO DE 2019
Homenagens, de iniciativa de Maestro Jonson também contemplou a deputada estadual da região de Piracicaba, a professora Bebel, da EE Afonso José Fioravante, Vila Monteiro
Câmara reverencia 18 educadores com o título Mérito do Magistério
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme o requerimento 102/2018, de autoria do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), com base no decreto legislativo 13/1995 realizou nesta terça-feira (29), reunião solene na entrega do diploma "Mérito Magistério", contemplando professores das escolas estaduais, onde foram laureados 18 cidadãos, incluindo a deputada estadual, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel (PT).
O diploma, estabelecido em Piracicaba, de autoria do ex-vereador José Pedro Leite da Silva, é uma forma de homenagear os professores da rede estadual de ensino.
A solenidade foi realizada no salão nobre da Câmara, Helly de Campos Melges, rua Alferes José Caetano, 834, centro, iniciada às 20 horas, em transmissão ao vivo pela TV Câmara (canais 4 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital), além dos perfis no Facebook e no YouTube e do site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv.
Na composição da mesa de honra, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), que comandou os trabalhos da noite; o autor da solenidade, o Maestro Jonson, que na oportunidade também fez a leitura bíblica; o vice-presidente, Pedro Kawai (PSDB), o dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros; a diretora da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino do Estado de São Paulo), Leonor Peres.
Congratularam-se pela solenidade e agradeceram o convite, justificando ausência por compromissos anteriormente agendados, o vereador André Bandeira (PSDB).
E, para abrilhantar a solenidade, os alunos do projeto Música para Todos interpretaram: Love me Tender, de Elvis Presley.
Na sequência, foi apresentado um vídeo, com foco na trajetória de vida e profissional dos contemplados da noite.
Iniciando o ciclo de saudações, o dirigente reginal de Ensino, Fábio Negreiros, também na condição de professor destacou a importância dos alunos terem a melhor educação em Piracicaba, no respeito a cada colega, no que agradeceu a presença de muitos diretores na solenidade, além de comentar sobre o orgulho na entrega da honraria, além de cumprimentar o vereador Maestro Jonson pela solenidade.
O vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai agradeceu de público o apoio recebido por Fábio Negreiros. E, falou de seus sete anos de Câmara, dos quais, há cinco anos, faz parte da comissão de Educação. Kawai fez a defesa da escola pública, citando que graças à educação podemos trilhar um caminho diferente na sociedade.
Também apontou proteção ao meio ambiente, reforço na saúde, participação popular e, outras áreas que passam por melhoramentos devido à atuação dos professores. Kawai pediu escusas à deputada Bebel e, cumprimentou a professora Walquiria, da Escola Manassés, devido ao trabalho diferenciado que evidencia os alunos desta unidade escolar. E, finalizou suas considerações enfatizando que os homenageados da noite fazem a diferença, sendo referência na sociedade.
O autor da solenidade, Maestro Jonson falou da alegria e satisfação imensa em tão importante participação e, evocou a então escritora Cora Coralina, em textos poéticos sobre a arte do ensino, como a homenagem aos professores. Também considerou o momento conturbado do país, onde o trabalho de educação está complicado.
Jonson ainda falou de seu trabalho de voluntário, há 12 anos, na érea educativa, reconhecendo que sem o professor não haveria sociedade, no desenvolvimento científico e social, onde seu papel é de suma importância.
Jonson ressaltou a história que cada um tem de vida, de pessoas que vão além de suas contepetências em salas de aula. "São mais de dois mil professores, onde vocês representam toda uma categoria, que faz a diferença em Piracicaba, dando a vida pela educação", disse o parlamentar, que ainda reconheceu o papel da inclusão social, além de dizer que veio da escola pública, na Escola Barão do Rio Branco e, na Escola Catharina Casale, em Santa Teresinha.
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta falou da honra em receber a todos, e pediu desculpas pela acomodação, onde a Casa lotou, sendo que há regras a serem seguidas, na colocação de pessoas no salão nobre. Enalteceu Fábio Negreiros, como parceiro da Câmara. Também cumprimentou Leonor Peres, da Apeoesp e o vice-presidente Pedro Kawai, em exemplo de parlamentar atuante.
Gilmar também cumprimentou o vereador Jonson, pelo terceiro ano da reunião solene, em dia merecido, em trabalho com as crianças, mais de 100 alunos, que ele mantém desde o primeiro dia que entrou na Câmara.
Também cumprimentou a deputada estadual Professora Bebel, na Assembleia. E, lembrou de seu tempo de escola, oriundo da Augusto Saes, depois no Sud Mennucci, graduação e pos-graduação, totalmente na escola pública. Além de falar da trajetória de seu filho, que alçou o curso de Engenharia.
Gilmar relembrou que em sua época, "ai de mim se reclamace do professor por ter me colocado de castigo, numa época em que se cantava o Hino Nacional antes de começar as aulas", relembrou.
"Infelizmente os tempos mudam e hoje o professor é agredido", disse o parlamentar ao constatar que hoje a educação é a base de tudo, onde são os professores que fazem um ensino de qualidade.
Para Gilmar, ainda temos esperança, perante professores que lutam por tudo isso. Gilmar também referendou os contemplados da noite, que são merecedores pelo que fazem além das classes. "Esta homenagem é da cidade de Piracicaba. Jonson é simplesmente um integrante do Legislartivo, que representa todos os 400 mil habitantes. Não desistam, lutem em prol de nossas crianças, pois serão o futuro do país", disse.
Iniciando as homenagens da noite, os contemplados foram laureados por Maestro Jonson, com o apoio de Gilmar Rotta e Pedro Kawai, além da participação do dirigente Regional de Ensino, Fábio Negreiros e a diretora da Apeoesp, Leonor Peres, na entrega das honrarias.
Ademilson Lima Rodrigues de Barros (EE Comendador Mário Dedine), Giovana Carpin Borba Anunciato (EE Pedro de Mello), Luís Carlos Canale (EE Professora Avelina Palma Losso), Maria Izabel Azevedo Noronha (EE Afonso de José Fioravante), Marilda Brigatti Corrêa (EE Professor Abigail de Azevedo Grillo), Noemi Felipe Santiago Anacleto (EE Profº Juraci Neves de Mello Ferracciú), Rita de Cássia Balena Gaiardo Travisani (EE Profª Mirandolina de Almeida Canto), Roberta Cortozi José (EE Profª Jaçanã Alatair Pereira Guerrini), acompanhada por familiares, Suelen Nataly Izaque de Souza (EE Dom Eduardo Milad Koaik) e Valquiria Hillbruner de Oliveira (EE Profº Manasses Ephrain Pereira).
Na continuidade da solenidade, o vereador Maestro Jonson fez a entregua de moções de aplausos com destaque que contemplou oito professores: Aricelis Biscário Mela Marques (EE Profº José de Mello Moraes), na moção 196/2019; Luiz Cláudio Rabelo (EE Dr. João Sampaio), moção 192/2019; Maria Catarina Meirelles de Faria (EE Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz, moção 197/2019; Nilcéia de Fátima Denadai Leme (EE Dr. Prudente), moção 200/2019; Rita de Cássia Costa Moreira (EE Profº Elias de Mello Ayres, moção 199/2019; Samuel Zanatta (EE Profº José de Mello Moraes), moção 195/2019; Sidineia Oliveira Camargos (EE Morais Barros), moção 194/2019 e Sulei Aparecida Gobbo Araújo (EE Profº Abigail de Azevedo Grillo, moção 198/2019.
O dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros participou da entrega das homenagens ao lado do vereador André Bandeira (PSDB) e, fez a entrega de um mimo, além de também ser contemplado na solenidade.
Luiz Carlos Canale fez uso da palavra em nome de todos os 18 contemplados da noite. Inicialmente agradeceu a Câmara pelas homenagens, além de considerar os laureados e destacar três alunos em especial e, falou da grata satisfação em falar pelos homenageados.
Fez uma reflexão sobre o que é ser professor, onde procura dar o máximo de si, em melhores saídas para as salas de aulas, além de falar da relação de trocas, em função do aprendizado. "Não me vejo em outra profissão", disse, na defesa das várias razões que o fazem a seguir neste caminho, na conquista de novas amizades. "Não esqueçam de serem felizes, voem alto, procurem o seu caminho, o pior é afundar, sem partir", disse.
E, também para fazer uma saudação, a deputada Professora Bebel iniciou suas considerações cumprimentando a formação da mesa diretiva, no respeito da Apeoesp, com ênfase especial à Fábio Negreiros, reiterando a conduta da presidência, com especial foco no Maestro Jonson, na honraria aos educadores, que formam o cidadão.
Bebel também falou da importância do projeto de Jonson, de música nas escolas, lembrando que já houve época no Brasil onde se ensinava música nas escolas públicas.
Disse que a música, além da harmonia, também contribui na capacidade de formação geral, a exemplo de ajudar no raciocínio da matemática. Também falou da primeira homenagem que recebe de um órgão público. E, considerou que mesmo afastada, não abre mão da luta.
"Nunca digo de sou deputada e presidente. De fato, sou professora. O título é por escolha, a mais nobre, onde o professor tem o privilégio de estar 200 dias letivos, direto com o aluno e indiretamente com a família também", disse.
A deputada também falou de embates e conquistas, em nomentos importantes que também são de aprendizados. E, parabenizou a todos, além de informar que optou por vir receber o diploma. Estou de passagem na Assembleia Legislativa", concluiu.
E, para finalizar as apresentações da noite, alunos do Projeto Música para Todos interpretaram a música Aquarela.
O vereador Maestro Jonson fez uma saudação na finalização do evento, no pedido de uma salva de palmas a todos os professores, além de agradecer o apoio dos servidores da Câmara que atuaram na solenidade, que foi encerrada pelo presidente Gilmar Rotta.