
25 DE FEVEREIRO DE 2019
Vereador José Longatto (PSDB) entregou, segunda-feira (25), moção de aplausos pela quinta edição do “Copla Campo”
José Aparecido Longatto é o autor da moção de aplausos 7/2019
Na abertura da quinta edição do Copla Campo, na manhã desta segunda-feira (25), a Câmara de Vereadores de Piracicaba reconheceu a importância da tecnologia no desenvolvimento do agronegócio. Na oportunidade, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) entregou a moção de aplausos 7/2019 à Coplacana (Cooperativa dos Fornecedores de Cana), organizadora do evento.
“O Brasil precisa investir em ciência, tecnologia e pesquisa, porque a maior parte das empresas que fornecem e que vendem todo tipo de produto para o agronegócio é de tecnologia importada”, disse Longatto. O evento estimula o comércio e o desenvolvimento de novidades no setor e segue até quinta-feira (28), na Unidade de Grãos da Coplacana (Km 157 da SP 308, Rodovia do Açúcar).
O texto da moção, aprovada na 3ª reunião ordinária deste ano, no dia 11 de fevereiro, destaca que, no ano passado, o Copla Campo foi visitado por mais de três mil pessoas, gerou mais de R$ 100 milhões em negócios e 75 empresas com estandes divididos por setores, como cana, implementos, cereais e o de pecuária.
Foram exibidos e comercializados fertilizantes, defensivos, maquinários agrícolas, grãos, espécies de cana, serviços, ofertas de linhas de crédito, novidades tecnológicas, como o lançamento do enraizador “H2 Copla”, agricultura de precisão (GPS, marcadores de linha, monitoramento de tratores, distribuição inteligente e de adubos e corretivos), sistemas de inteligência artificial, startups e chamada “agricultura 4.0”, que inclui uso de drones para aplicação de insumos, realização de tarefas e a geração de imagens.
Neste ano, um dos destaques é o Avance Hub, espaço de 300 metros quadrados com empresas de tecnologia ligadas ao agronegócio. “Vamos mostrar as maiores novidades disponíveis no mercado, como mapas temáticos digitais, soluções para a agricultura de precisão, controle de praga e doenças”, explicou Klever José Coral, superintendente da Coplacana.
“O agronegócio foi, é e sempre será a raiz do progresso do País. Se não tiver quem produz no campo, quem plante, quem mora na cidade vai comer o quê?”, destacou o vereador Longatto.
A participação do agronegócio na economia do Brasil também foi destacada pelos vereadores. O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), lembrou que o Copla Campo traz inovações a Piracicaba e contribui no fomento da agroindústria local.
“É um setor que está crescendo a cada ano, no ano passado ele manteve a economia do País em alta, o único setor que manteve a economia em alta foi o setor do agronegócio, então isso é muito importante para Piracicaba, onde temos uma malha da zona rural muito intensa”, disse Gilmar Rotta.
A abertura da 5ª edição do Copla Campo contou, ainda, com a participação do prefeito Barjas Negri, do deputado federal Arnaldo Jardim, do deputado estadual Roberto Morais, e da diretoria da Coplacana, entre eles o presidente, Arnaldo Bortoletto, e o vice-presidente da entidade, José Coral.
PARTICIPAÇÃO – Além dos vereadores Gilmar Rotta e José Aparecido Longatto, a Câmara participou do evento com outros seis parlamentares, Isac Souza (PTB), Lair Braga (SD), Nancy Thame (PSDB), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), Pedro Kawai (PSDB) e Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS). Eles comentaram sobre a importância do Copla Campo e da agroindústria na cidade e região:
“Esse evento é fantástico. O agronegócio é um carro-chefe da economia no nosso País, e nós temos o privilégio, da nossa cidade, a nossa região ter a presença de um evento como o Copla Campo. A tecnologia é uma ferramenta que dá condições para o aumento de produtividade, da qualidade e também faz com que outros elementos, que às vezes não são tão mensuráveis, principalmente para a população em geral, possam contribuir para o crescimento da nossa economia. Esse evento só tem resultados positivos, muitos negócios também vão sair a partir daqui, a academia também está presente, o que é muito importante, setor de pesquisa, através da APTA, e o CTC e outros tantos, e nós, do Legislativo, temos algumas demandas, algumas idéias que estão correndo junto com profissionais da Esalq.” (Isac Souza, PTB)
“Aqui se encontram produtores, todo setor sucroalcooleiro e o desenvolvimento, a pujança, o progresso de Piracicaba, do Estado e do Brasil. Quero aqui, cumprimentar, primeiro, os associados da Coplacana, que são eles que fizeram isso aqui, através do seu esforço, plantando debaixo de chuva, debaixo de Sol, e também a diretoria da Coplacana, em nome do Arnaldo Bortoletto, do José Coral, dos funcionários da Coplacana, não só o pessoal da área administrativa, como também o pessoal da área de campo, agrônomos, engenheiros e tudo mais, e o resultado é isso aqui, quando se trabalha com determinação, com união e bem-estar coletivo, é o que nós estamos vendo aqui.” (Lair Braga, SD)
“Dia de campo é sempre interessante. Quando fui diretora de uma escola de agronomia, fazíamos permanentemente dias de campo, que é a oportunidade de ter contato mais direto com o produtor, trazendo novos focos para a agricultura. É a oportunidade de os agricultores estarem em contato direto tanto com o fabricante quanto com os experimentos, já que é um dia de campo. Então, temos experimentos também para serem analisados. Sem dúvida nenhuma, isso aqui é um momento de extensão do desenvolvimento rural, e cabe essa análise e ampliar cada vez para a novas perspectivas da agricultura.” (Nancy Thame, PSDB)
“Eu nasci e me criei no sítio, e hoje este evento vem trazer novas tecnologias, novo jeito de se trabalhar no campo. Da forma que nós trabalhávamos está completamente superado, não tem mais como mais sobreviver na agricultura se não investir em tecnologias novas. E hoje temos aqui todas as tecnologias de ponta. Quem participar, com certeza, vai conhecer tecnologias que nunca foram vistas até hoje, todas já com computador a bordo e tudo mais. É investimento, é o futuro.” (Osvaldo Schiavolin, o Tozão, PSDB)
“Não tenha dúvida, é um momento importante para o agricultor e para o produtor rural estar em um evento que já é referência no Brasil todo. A gente sabe que a Coplacana é uma das melhores cooperativas do Brasil, faz trabalho de extrema relevância, de proteção e de ajuda ao agricultor. Então, para nós, é uma alegria muito grande participar de um evento que mostra para o Brasil toda a importância do agronegócio, a geração de emprego, as novas tecnologias, enfim, tudo que é envolvido ao agronegócio, que movimenta o Brasil e que na época da crise foi o que carregou o Brasil nas costas, e que fez com o que o Brasil não afundasse em uma crise financeira gigantesca.” (Pedro Kawai, PSDB)
“Esse evento é de fundamental importância para Piracicaba e toda região. É um meio para vir expor e ver hoje como está a agricultura. O agronegócio que hoje se fala muito e que o País está trabalhando em torno dele, então acho que está de parabéns a Coplacana em realizar mais este evento.” (Wagner Oliveira, o Wagnão, PHS)