PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2013

Câmara reconhece importância da Hyundai na região de Piracicaba


Moção de Aplauso de autoria dos vereadores Paulo Campos e Luiz Carlos Arruda foi entregue na noite de ontem.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba reservou parte do expediente da reunião ordinária desta segunda-feira (11) para conferir a entrega da Moção de Aplauso (197/13), de autoria dos vereadores Paulo Campos (PROS) e Luiz Carlos Arruda (PV), apoiada pelos demais parlamentares que parabenizam a Empresa Automobilística Hyundai Motor Brasil pelos relevantes serviços prestados em Piracicaba.

Na oportunidade, os parlamentares descataram a importância de reconhecer o mérito da empresa em prol do desenvolvimento da região de Piracicaba. O gerente geral, Ricardo Martins agradeceu o recebimento da comenda da Câmara frente ao trabalho que a empresa desenvolve na cidade, com reflexo nas demais cidades da região.

MOÇÃO

De aplausos à Empresa Automobilística Hyundai Motor Brasil pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade e por sua responsabilidade social.

Considerando que, a Hyundai Motor Brasil (HMB) é a 7ª fábrica da marca fora da Coréia do Sul e a 10ª no mundo. A empresa investiu US$ 600 milhões para a construção da nova unidade localizada em nosso município;

Considerando que, Piracicaba foi escolhida pela empresa por oferecer mão-de-obra de qualidade, boa infra-estrutura e um parque de fornecedores locais, já instalados, de elevada competência técnica. Além da montadora, nove fornecedores sul-coreanos se instalaram em Piracicaba, contando também com outros 20 fornecedores brasileiros;

Considerando que, a empresa iniciou os serviços de terraplanagem em um terreno de 1.390.000 metros quadrados no Parque automotivo em novembro de 2010 e em fevereiro de 2011 ocorreu o fim da terraplanagem e iniciou-se a construção da fabrica;

Considerando que, em um tempo recorde, a Hyundai finalizou a construção da fábrica no mês de março de 2012 e no mês de Setembro de 2012, iniciou sua operação fabril trabalhando com o primeiro turno com aproximadamente 1.100 empregados;

Considerando que, no mês de outubro de 2012, iniciou a operação do seu segundo turno com um adicional de mais de novecentos empregados, e visualizando a estabilização da produção, sem necessidade da existência de horas extras. A Hyundai Motor Brasil aceitou um novo desafio a possibilidade de contratação de um efetivo para o terceiro turno de trabalho, eliminando as horas extras e gerando mais setecentos novos empregos adicionais;

Considerando que, a contratação do terceiro turno de trabalho foi uma medida ousada pela Hyundai Motor Brasil, pois a maioria das Montadoras de Automóveis do Brasil, com mais de 30 anos de existência, nunca ousaram trabalhar com três turnos;

Considerando que, após um período de negociação e acordo com o Sindicato dos Empregados Metalúrgicos de Piracicaba no mês de abril de 2013, a Hyundai iniciou a contratação de mais de setecentos funcionários para atuarem no terceiro turno, promovendo treinamento para esta nova demanda profissional. Além disso, para atender as expectativas de produção para este terceiro turno, foram investidos adicionalmente, R$60 milhões entre máquinas, equipamentos e treinamentos técnicos;

Considerando que, em tempo recorde, a Hyundai Motor Brasil contratou e treinou estes mais de setecentos funcionários e no dia 29 de julho de 2013, iniciou as atividades do terceiro turno;

Considerando que, a Hyundai Motor Brasil superou as expectativas iniciais de geração de emprego saltando de dois mil funcionários para dois mil e setecentos funcionários aumentando seu investimento em sessenta milhões a mais;

Considerando que, desde 2010 a Hyundai promove ações de Responsabilidade Social no Brasil tendo como sua primeira iniciativa trazer o Happy Move Global Youth Volunteers ao Brasil. Esse programa é o maior de voluntariado na Coréia do Sul e consiste em enviar estudantes universitários para serviços de voluntariado em comunidades carentes de países pré-selecionados.

O objetivo é que os universitários, futuros líderes, entrem em contato com culturas e realidades diferentes da sua, criando assim, uma consciência global. O Brasil já recebeu cinco edições do Happy Move, que acontecem semestralmente. Mais de 400 jovens já participaram do projeto no Brasil.

Considerando que, também voltada a alunos de ensino superior, a Hyundai fechou uma parceria com o Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), para apoiar o Programa Ciência Sem Fronteiras.

O projeto tem o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da utilização de setenta e cinco mil bolsas de estudos para promover intercâmbio a alunos brasileiros.

Com este acordo, os alunos de graduação e pós-graduação que se inscreverem e forem aprovados pelo Programa Ciência sem Fronteiras, terão a oportunidade de estagiar na Coréia do Sul, com bolsas de estudo que serão subsidiadas pela Hyundai para o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), instituições envolvidas no programa.

Considerando que, outro projeto social da Hyundai Motor Brasil é a Clínica de Futebol Infantil, que tem parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio das pastas de Esporte e Educação, e com o Esporte Clube XV de Novembro, conhecido como XV de Piracicaba e principal time de futebol local.

O projeto incentiva a prática de esportes na região e atende crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O objetivo da clínica é promover valores sociais e de cidadania. Este projeto permite que crianças visitem o Complexo Esportivo do Estádio Municipal “Barão de Serra Negra” e tenham contato com atletas, ex-atletas e representantes do clube que defende a cidade nos campeonatos estaduais.

Nestes termos e na forma regimental, submetemos a apreciação do Plenário a presente Moção de Aplausos para a Empresa Automobilística Hyundai Motor Brasil pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade e por sua responsabilidade social.

Sala das Reuniões, 30 de setembro de 2013.

(a) Paulo Roberto de campos                          (a) Luiz Carlos Arruda



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Luiz Arruda Paulo Campos

Notícias relacionadas