06 DE MAIO DE 2014
Homenagem ao Dia do Trabalhador Doméstico emociona público presente.
Reunião Soleme em homenagem ao Dia do Trabalhador Doméstico
Homenagear o “Dia do Trabalhador Doméstico” foi o objetivo da reunião solene realizada na noite desta terça-feira (6), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, conforme propositura de autoria do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT).
O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Paiva, que falou da importância das domésticas na vida de seus patrões, pois são elas as responsáveis por cuidar e facilitar a vida das famílias para as quais trabalham. “São vocês que tomam em suas mãos os cuidados com nossas famílias e facilitam nossas vidas em todos os sentidos”, disse emocionado o parlamentar.
Em seguida fez uso da palavra a presidente do Sindicato das Domésticas, Jael Gonçalves da Silva, que falou da importância do Dia da Doméstica, comemorado em 27 de abril, dia da padroeira, Santa Zita, que viveu na Itália, na mesma época que São Francisco e Santa Clara, e da PEC que garante os direitos da classe e parabenizou as homenageadas.
Ao fazer uso da palavra o secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, que no ato representou o prefeito Gabriel Ferrato, parabenizou o parlamentar e seu assessoria pelo evento e as homenageadas, falou da importância das homenageadas para as famílias que trabalham, da vivencia próxima que acabam tendo com seus empregadores, da confiança que cada família deposita nelas e no trabalho que realizam.
O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador João Manoel dos Santos (PTB), lembrou que antigamente a maioria das doméstica era negra, e da importância do mês de maio, no qual foi promulgada a Lei Aurea e que também se comemora o Dia das Mães. “Nesta data quero cumprimentar os trabalhadores domésticos, as mães, ao vereador Paiva e todos que deram apoio para o sucesso desta solenidade”, disse o vereador.
Representando as homenageadas e homenageado da noite, fez uso da palavra Fatima Ferreira da Silva, que falou da importância da profissão e da forma como acabam participando da vida de seus empregadores, de suas alegrias, aflições e dedicando a eles carinho e amizade.
As homenageadas assistiram a apresentação da Cia Art’ Pakitante, que apresentou uma esquete teatral, e do músico Lucas Duarte, que cantou Maria Maria, de autoria do Milton Nascimento e Fernando Brant, e É Preciso Saber Viver, composta por Roberto e Erasmo Carlos, baseada na canção It's Over, de Elvis Presley.
No final da solenidade, o vereador José Antônio Fernandes Paiva, através de sua chefe de gabinete Valéria Rodrigues, prestou uma homenagem a assessora parlamentar Eliana Penha, pela dedicação e empenho na realização da reunião solene em homenagem ao Dia do Trabalhador Doméstico.
Homenageados
- Adriana Leite de Almeida – Sindicato da Alimentação
- Amara Campos Adão - Sindicato das Domésticas
- Andréia de Souza – Associação dos Moradores da Vila Fátima
- Anna Rosa de Assis Ramos – Sindicato das Domésticas
- Clarice do Amaral Santos – Sindicato das Domésticas
- Daniel Cardoso – ONG CAP HIV
- Elizete Aparecida Rodrigues (Zete) – Família ABC / Sindicato dos Bancários
- Eva Renata de Freitas – Associação dos Moradores Terras II
- Fátima Aparecida Ferreira da Silva – Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano
- Lídia Campos Adão – Sindicato das Domésticas
- Maria Aparecida da Silva Pinheiro – Sindicato das Domésticas
- Maria do Carmo da Silva – Sindicato da Construção Civil
- Maria José Ferraz – Titio Luiz / Rádio Educadora
- Nair Ribeiro da Silva Fuzatto – Sindicato dos Metalúrgicos
- Neide Almeida Viana – Sindicato dos Municipais
- Rosimeire Spadão – Sindicato dos Técnicos de Segurança
- Sandra Aparecida do Prado Santos – Sindicato dos Frentistas
- Vera Mendonça da Silva – Sindicato dos Comerciários
- Verônica Freitas Batista – Sindicato dos Químicos