22 DE ABRIL DE 2014
Solenidade foi realizada no Salão Nobre Helly de Campos Melges
Reunião solene em homenagem a Semana da Cultura Árabe
Homenagear a comunidade sírio-libanesa foi o objetivo da reunião solene em comemoração à "Semana de Cultura Árabe”, realizada na noite deste terça-feira (22), conforme propositura de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes (PP), que homenageou a professora aposentada Waded Antônio e o médico pediatra Wadith Neira Selios.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente da Sociedade Sírio-Libanesa, Antônio Sérgio Calil, que parabenizou os homenageados e falou dos relevantes serviços prestados por ambos à comunidade árabe e a cidade de Piracicaba. Ele também agradeceu ao vereador Capitão Gomes e a Câmara de Vereadores de Piracicaba, em nome da sociedade de toda a colônia árabe pela realização da solenidade.
Em seguida, o orador oficial da Sociedade Sírio-Libanesa, Elia Youssef Nader, falou um pouco sobre a história dos sírios e libaneses, suas origens, da presença dos fenícios no Brasil e da influência da cultura árabe em diversos povos. Ele falou também que os descendentes dos árabes estão presentes em todas as esferas na cidade, prestou uma homenagem à Síria, que festejou em 17 de abril o dia de sua independência e parabenizou a todos os sírios pela hospitalidade e amor fraterno.
Nader também parabenizou os homenageados e falou da conduta exemplar de ambos perante a comunidade e a sociedade piracicabana. “Reconhecemos o trabalho que prestam à comunidade local, o comprometimento de ambos com nosso povo, temos orgulho e satisfação de pertencermos a mesma raça e a mesma colônia, pessoas como vocês fazem a diferença”, comentou.
Já o vice-prefeito do município de Piracicaba, João Chaddad, falou da importância da solenidade e da satisfação em fazer parte deste momento tão especial para os sírios e libaneses, que são bons comerciantes e grandes colaboradores do progresso e da economia de Piracicaba. Em sua fala lembrou de seu pai, que era mascate e segundo ele um ótimo comerciante.
O vereador Capitão Gomes lembrou que a comunidade Sírio-Libanesa é uma das mais antigas da cidade, do espírito aventureiro do povo árabe e do tino que tem para o comércio. Ele falou também sobre a fundação da sociedade e da união entre os sírios e os libaneses em Piracicaba.
O parlamentar manifestou sua gratidão aos que já se foram e fizeram parte da história, citou alguns trechos do livro do professor Elias Sallum, falou sobre os homenageados e a importância de um cada para a história dos árabes na cidade.
Durante a solenidade, os homenageados receberam da Câmara de Vereadores de Piracicaba diploma de honra ao mérito e título de beneméritos da Sociedade Sírio-Libanesa.
Também estiveram presentes na solenidade o procurador geral do município, Mauro Rontani; o delegado Luiz Henrique Zago representando o Deinter 9; Fábio Moura, presidente da OAB-SP - 8ª Subseção de Piracicaba; Vitor Pires Vencovsky, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, e Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar do Brasil.