
12 DE SETEMBRO DE 2018
General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira esteve no Tiro de Guerra nesta quarta-feira.
General Ramos elogiou as instalações e o trabalho que o Tiro de Guerra presta a cidade
Na tarde desta quarta-feira (12), vereadores representaram a Câmara na recepção a Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, general do Exército e atual comandante militar do Sudeste, que esteve em Piracicaba para visitar pela primeira vez a sede do Tiro de Guerra 02-028, localizada no bairro Morumbi.
Estiveram presentes Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Pedro Kawai (PSDB), Lair Braga (SD), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), e Chico Roncato (PSD). O vice-prefeito, José Antonio de Godoy, também participou do evento, além de familiares dos jovens e antigos atiradores.
Recepcionado por 100 atiradores do ano de instrução 2018, pelo general de divisão Adalmir Manoel Domingos, comandante da 2ª Região Militar do Exército, e pelo instrutor do Tiro de Guerra 02-028, sub-tenente Luiz Fernando Ferreira Barbosa, general Ramos elogiou as instalações da unidade e enalteceu o trabalho desenvolvido na cidade. "Vim aqui para agradecer todo o apoio que Piracicaba está dando para o Tiro de Guerra e dizer aos atiradores como é importante eles terem a oportunidade de vivenciar este momento como atiradores da tropa da cidade."
A equipe do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara foi convidada para ministrar palestra sobre a história de Piracicaba, sob supervisão de seu diretor, o historiador Fábio Bragança. A estagiária Luana Leite Arcangeleti, estudante de História, abordou desde a povoação iniciada por Antonio Correa Barbosa há 251 anos até o significado da palavra "Piracicaba", que, em tupi guarani, significa "lugar onde o peixe para". Luana também falou de alguns patrimônios materiais da cidade, como a Ponte do Mirante, a Rua do Porto e o Engenho Central, e imateriais, como o dialeto "caipiracicabano".
"É uma troca", disse Luana. "Eu não só ensinei como aprendi muito hoje sobre a maneira como eles vivem e como veem o mundo, porque é totalmente diferente de nós, que somos apenas civis. Foi incrível para o meu crescimento pessoal e profissional", afirmou a estudante, que foi bastante elogiada por general Ramos após a apresentação da palestra.
Durante a visita de general Ramos, Coronel Adriana entregou ao general Adalmir Domingos e ao sub-tenente Barbosa voto de congratulações em homenagem aos 72 anos de fundação do Tiro de Guerra de Piracicaba. A vereadora também elogiou o trabalho da unidade e ressaltou o compromisso dos militares em "mostrar o valor do Exército para toda a população de Piracicaba".