PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE DEZEMBRO DE 2013

Câmara parabeniza a Rádio Difusora de Piracicaba


Moção de Aplauso de autoria do vereador Ronaldo Moschini destaca os 80 anos de fundação da emissora.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS) reservou parte do expediente da reunião ordinária de ontem (5) para entregar a Moção de Aplauso (201/13) que parabeniza a Rádio Difusora de Piracicaba pelos 80 anos de sua fundação.

O vereador Ronaldo Moschini agradeceu a todos que acompanharam o ato solene da entrega da comenda à Rádio Difusora. E, fez a leitura de texto para expressar a alegria com que parabeniza a emissora. Lembrou que Piracicaba não deve esquecer da história da emissora, no que enalteceu o papel da força da mulher, na condução da emissora. E, do compromisso social que a empresa desempenha em Piracicaba.

Também enfatizou o papel de Dona Maria Figueiredo, que também foi precursora do Clube da Lady em Piracicaba. Andréia Soave foi a primeira a receber a comenda, seguida por Roberta Soave.

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) também acompanhou a entrega da Moção. Andréia Soave agradeceu o recebimento da homenagem em nome da emissora e, Roberta Soave reiterou os novos desafios da comunicação. E, fez referência ao ano de 2010. Além de considerar a nova fase do radialismo, que apostará nas transmissões em FM.

 

MOÇÃO Nº 201/13

De Aplausos à Rádio Difusora de Piracicaba pela passagem dos 80 anos de sua fundação.

A Rádio Difusora de Piracicaba foi fundada em 12 de outubro de 1933, como Rádio Clube, por João Sampaio Góes, sendo uma das primeiras emissoras fundadas no Brasil e, a partir de 1944, passou a se chamar Rádio Difusora.

Em 1950, o casal Aristides e Maria Conceição Figueiredo, com nova filosofia administrativa, a Difusora foi conquistando espaços e ganhando a cada dia mais anunciantes, e passando a movimentar mais sua programação, com a implantação de rádio-novela, novos programas de auditório e grandes shows com orquestras e artistas famosos da Rádio Nacional, como Nelson Gonçalves, Marlene, Angela Maria, Emilinha Borba, Carlos Galhardo e outros.

Com o falecimento de Aristides Figueiredo, no ano de 1962, um dos maiores idealizadores do rádio piracicabano, que há 12 anos comandava a estação, a direção da Difusora ficou nas mãos da esposa Maria Conceição Figueiredo, que, com determinação, fez a emissora crescer ainda mais. Após três anos, sozinha a frente da Rádio e sem filhos, convidou sua sobrinha e afilhada Maria Conceição Pippa e seu noivo José Roberto Soave para ajudá-la na administração.

Em 1965, a estação iniciou a fase sob o comando de José Roberto Soave. Com um trabalho sério e grande capacidade administrativa, investiu bastante nas transmissões de jogos e no jornalismo. Soave deu maior dinamismo à emissora, transformando-a, gradativamente, em uma rádio voltada a prestação de serviços à comunidade, visto que, a partir da década de 70, os shows de auditório começam a se extinguir, e as rádios tiveram que encontrar uma nova maneira de atrair a atenção do ouvinte. E o jornalismo foi uma delas. Foi nessa época que as gincanas começaram a surgir na cidade, organizadas pela Rádio Difusora, elas ocorriam no programa Show das Três, apresentado por Attinilo José. Com o passar do tempo, a disputa foi tomando tal proporção que se formaram até escuderias para participar, criando equipes como a EkyPéXato, Zoom-Zoom, EkyPeralta e EkyPelanka, que, mais tarde, transformaram-se em escolas de samba que fizeram muito sucesso nos anos de ouro do carnaval de Piracicaba.

Mas, o maior feito de Soave na emissora foi a implantação da freqüência modulada (FM), em 1977, outro pioneirismo da PRD-6. Após visitar estações de FM nos Estados Unidos, ele importou todos os equipamentos, implantou a FM aqui e aproveitou, na mesma época, para substituir e modernizar toda a aparelhagem da AM. E a Difusora tornou-se, mais uma vez, referência para todo o interior de São Paulo e até para outros Estados, que vinham a Piracicaba para conhecer aquela inovação. Em 1997, ocorreu o falecimento de José Roberto Soave, que dedicou 33 anos de sua vida à rádio Difusora, levando o nome de nossa cidade para além dos limites do Estado de São Paulo. Com o falecimento de José Roberto Soave, a Rádio Difusora passou a ser dirigida por sua esposa Maria Conceição Pippa Soave e suas filhas Roberta, Andréia e Daniela Soave, que a administram de maneira competente e profissional, consolidando ainda mais a estação como uma das maiores do interior e líder de audiência em nossa região. Seguem o caminho traçado pelo pai

Toda essa história demonstra o quanto a Rádio Difusora de Piracicaba, a décima quinta emissora instalada no Brasil, é especial. Ela é especial porque se credenciou como uma rádio da cidade e sempre ao lado do povo.

Valer destacar que é um marco na história do rádio brasileira e na história de Piracicaba, pois no ano que o rádio no Brasil completa 91 anos a Difusora faz 80 anos.

Submetemos à apreciação do Plenário, na forma regimental, a presente Moção de Aplausos a Rádio Difusora de Piracicaba, pela passagem dos 80 anos de sua fundação.

Requeremos, outrossim, que do deliberado sejam enviadas cópias à direção da Rádio Difusora de Piracicaba

Sala das Reuniões, 15 de outubro de 2013.

(a) Ronaldo Moschini da Silva
(a) André Gustavo Bandeira
(a) Ary de Camargo Pedroso Júnior
(a) Carlos Alberto Cavalcante
(a) Carlos Gomes da Silva
(a) Dirceu Alves da Silva
(a) Francisco Almeida do Nascimento
(a) Gilmar Rotta
(a) João Manoel dos Santos
(a) José Antonio Fernandes Paiva
(a) José Aparecido Longatto
(a) José Benedito Lopes
(a) José Luiz Ribeiro
(a) Laércio Trevisan Júnior
(a) Luiz Antonio Leite - Madalena
(a) Luiz Carlos Arruda
(a) Márcia G.C.C.D. Pacheco
(a) Matheus Antonio Erler
(a) Paulo Henrique Paranhos Ribeiro
(a) Paulo Roberto de Campos
(a) Paulo Sérgio Camolesi
(a) Pedro Luiz Cruz
(a) Pedro Motoitiro Kawai



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas