12 DE JUNHO DE 2019
Realizada pela primeira vez em Piracicaba, por iniciativa de Marcos Abdala, o Dia do Síndico foi comemorado em reunião solene que contemplou 10 profissionais
Câmara: noite de celebração e júbilo em comemoração ao Dia do Síndico
Projeto instituído na Câmara de Vereadores de Piracicaba, de autoria de Marcos Abdala (REP) valoriza profissionais que se comprometem com a organização dos condomínios, atuando na gestão de pessoas, com conhecimento financeiro e acima de tudo tendo um papel conciliador, em qualidades desejáveis para ser um bom síndico, numa função que requer preparo e acima de tudo, bastante jogo de cintura.
Com destaque à estas premissas, o vereador Marcos Abdala conduziu a realização da primeira reunião solene em Piracicaba, na Câmara, que marca a comemoração ao Dia do Síndico, conforme o decreto legislativo 44/2018, de sua autoria, onde foram contemplados 10 cidadãos que se destacaram pelos relevantes serviços prestados no gerenciamento de seus condomínios.
Foram contemplados: André Panontim (Doce Lar), Arnaldo de Almeida Junior (Residencial Paradiso), Aparecida de Cassia Gelinski Ramos (Edifício Sagitarius), Eliete de Moraes (Torres do Jardim III), Francys Almeida da Silva (Piazza de Roma e Altos do Jupiá), Jurandir Jones Nardini (Vie de Francy), Katia Maria Paschoalini (Residencial Ipê Branco), Nilton Cunha Saugo (administrador de sete condomínios), Maria Vilanir Braz de Freitas Dias (Grupo Bevi) e Walter Speratti (Edifício Estrauss).
Excepcionalmente no dia de hoje, devido à realização de audiência pública referente à manutenção das estradas rurais, a reunião solene que homenageia o Dia do Síndico foi previamente gravada para posterior divulgação nos meios de comunicação, incluindo a TV Câmara.
Em sua justificava no projeto que originou a criação da reunião solene, Abdala lembra que no dia 30 de novembro se comemora o dia desta figura que regula, organiza e orienta a vida condominial. "Infelizmente, não conferimos a devida importância, atenção e respeito a esta profissão".
Ele relaciona diversos depoimentos para fundamentar sua proposta de reconhecimento.
“Ser síndico é dedicar tempo e conhecimento em prol da coletividade, buscando sempre o bem-estar de todos no condomínio. Muitas vezes, visto como ‘o chato”, o síndico está apenas cumprindo a determinações da Convenção, Regimento Interno e da assembleia de condôminos, que é soberana. Por isso, nesta data, o Secovi-SP reafirma seu respeito e admiração por esta pessoa que exerce com competência e responsabilidade a função de síndico em milhares de condomínios paulistas”. Sérgio Meira de Castro Neto é diretor de Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
“Ser síndico é muito mais do que ser o representante legal do condomínio, é ter espírito colaborativo e uma visão do que é viver em sociedade, e ter que cuidar para que todos que a integram possam viver em harmonia, com qualidade de vida, agregando valores às pessoas e também ao patrimônio comum de todas elas”. Maria Lucia Abdalla, diretora da administradora OMA.
“Ser síndico é cuidar, saber trabalhar em equipe, ser paciente para ouvir, ter bom senso para lidar com conflitos, habilidade para tratar com pessoas e muito cuidado com as contas. E o mais importante: fazer tudo isso simplesmente porque gosta do que faz”. Fernando Fornícola é diretor da administradora Habitacional.
Solenidade
Na solenidade desta noite, o vereador Marcos Abdala iniciou suas considerações saudando a todos os presentes, cerca de 150 pessoas, com ênfase aos 10 contemplados da noite, além de enaltecer o empoderamento feminino, devido à forte presença de mulheres que formaram a maioria de personalidades da mesa de honra dos trabalhos.
Abdala enfatizou que as pessoas não tem noção do trabalho do que é ser síndico, em atuação que vai muito além de resolver pendências de latidos de cachorros e de salto alto que incomodam o vizinho de baixo, sendo que o universo do síndico é mais complexo, dado à sua responsabilidade, que é grande, tendo que cuidar das pessoas e do lugar.
Marcos Abdala também fez considerações sobre o universo de 850 condomínios em Piracicaba, incluindo moradores e proprietários de chácaras, núcleos residencias, entre casas e apartamentos, o que representa mais de 150 mil pessoas, onde certamente a função do síndico torna-se primordial, na garantia do bem estar de todos e também se preocupando com o espaço físico, desde a fachada, do jardim e, de todo o complexo habitacional.
Abdala também destacou as pessoas que apoiam o síndico, que está integrado por uma diretoria, entre vice, conselheiros e suplentes, sendo que ele não está sozinho, além de buscar um apoio jurídico para nortear as suas ações.
Abdala também ressaltou ao papel do síndico nos principais eventos que envolvem a comunidade, na realização de festas pelo dia das mães, dia das crianças e outras manifestações que reúnem as mais diferentes pessoas que integram uma comunidade. "Tem que estar antenado 365 dias do ano, para que você possa se divertir, não se preocupar com o carro guardado e ter a tranquilidade no respaldo às crianças", disse.
Abdala concluiu suas explanações rogando que a solenidade tenha continuidade na Câmara. O parlamentar também pontuou o mais novo complexo de conjunto habitacional de Piracicaba, citando o Vida Nova 1, 2, 3 e 4, totalizando mais de 1.200 famílias, como desbravadores e pioneiros da região norte.
Abdala também registrou a característica especial da noite, no Dia dos Namorados, para evidenciar o papel de sua esposa e também felicitar a todos. E, reforçou o papel do síndico, onde devemos reconhecer o trabalho destas pessoas. "O síndico tem que ter vários corações, pois a sua atuação também ajuda o poder público, na administração de uma cidade melhor", concluiu.
A representante do Gupo Vip, Hennidy Teixeira Alves Moraes abriu o ciclo de saudações na solenidade parabenizando o vereador Abdala pela realização do evento, além de felicitar a todos os presentes e os contemplados da noite, destacando também a importância de se efetivar na cidade a primeira reunião solene em prol destes profissionais.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes falou da honra em participar da solenidade, no que parabenizou o vereador Abdala, além de também se colocar como uma síndica, pois responde pela Associação de Moradores do Condomínio Residencial Bonne Vie, o que lhe dá a dimensão para avaliar a importância destes profissionais perante o bem estar comunitário.
Maria Vilanir Braz de Freitas Dias falou em nome dos contemplados da noite, da grande honra que teve em representar a todos, além de considerar a iniciativa do amigo e vereador Abdala, na homenagem aos síndicos. "Ser síndico na fala do povo é ser saco de pancada. Se acerta é porque não fez mais que obrigação, porém, se erra tudo vai contra ele", lembrou Maria Dias, que ainda mostrou que o síndico responde perante o Código Civil, além de colocar em risco os seus próprios bens, caso não administre direito.
Maria Dias disse que a figura do síndico está em alta, devido ao reconhecimento do trabalho social que faz, sendo que na busca do profissionalismo ele procura se especializar e capacitar. "Em breve será uma profissão reconhecida, atuando na valorização do patrimônio e, que população o reconheça a cada dia", disse a oradora, que também enfatizou o universo dos 850 condomínios em Piracicaba, onde habitam mais de 150 mil pessoas, o que representa cerca de um terço da cidade.
O vereador Marcos Abdala encerrou a solenidade com um destaque especial, ao referendar o trabalho de André Panontim, em conjunto de voluntariado, na arrecadação de roupas e agasalhos, onde já foram acumulados mais de 25 mil peças, que serão destinadas à entidades assistenciais.
Também compuseram a mesa de honra dos trabalhos e se revezaram na entrega das homenagens: Cecília Regina Corrêa (vice-presidente do Comasi), Dávila Braz Dias (gestora administrativa da Bevi) e a representante do Grupo Vipi, Hennidy Teixeira Alves Moraes.
Na abertura da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os contemplados da noite, que também destacou a importância da comemoração da data e a instituição anual na Câmara, de uma reunião solene que evidencia o legado social e de bem estar à população, conferidos por estes profissionais, que atuam em condomínios.