27 DE SETEMBRO DE 2018
Vereador Gilmar Rotta enalteceu profissionais e trouxe secretária-geral da CRF-SP
Evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara na noite desta quarta-feira - foto Murilo Vieira
Palestra e homenagens integraram as comemorações na Câmara pelo Dia do Farmacêutico, na noite desta quarta-feira (26), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Por iniciativa do vereador Gilmar Rotta (MDB), a atividade ocorreu em parceria com o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), que trouxe sua secretária-geral, Luciana Canetto, para falar sobre o fortalecimento da profissão.
Para Luciana, o envelhecimento da população até 2030 força uma nova postura da classe, em especial porque o avanço da idade também provoca a polimedicação – uso de vários medicamentos de forma concomitante. "Isso quer dizer que temos que pensar em uma nova forma de atuação", declarou, ao trazer informações também sobre a situação epidemiológica e o crescimento da mortalidade por doenças crônicas no Estado de São Paulo.
Segundo ela, 21% dos brasileiros possuem a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), um em cada três pacientes não teve assistência médica nos últimas 12 meses e 68% estão com a doença não controlada. Outra doença que preocupa é a diabetes: são 9,1 milhões de pessoas. No Brasil, 11,5% da população nunca fez o teste de glicemia e 75% não estão com a doença controlada.
A nova forma de atuação, lembrou Luciana, deve ser a partir do contato direto ao paciente e na promoção do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde. O contexto é a oportunidade que o farmacêutico tem de exercer também suas atribuições clínicas.
Os profissionais que receberam o Título de Farmacêutico do Ano foram Fernando Henrique Fortunato dos Santos, Daniela Fernanda Masson, Maria do Rosário Saboya Soler, Raquel Rizzi e Simone Lisot. Além disso, o evento teve apresentação musical de Ivo Racca.
"O farmacêutico é hoje uma das profissões mais promissoras e que no Brasil é exercida em 71 diferentes áreas, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia", disse Gilmar Rotta, ao lembrar ainda as qualidaes indispensáveis dos profissionaos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde): ser prestador de serviço em uma equipe de saúde, tomar decisões, ser comunicador, líder e gerente, estar atualizado permanentemente e ser um educador. "E saber ler receitas médicas, entender o que o médico escreve", disse o vereador, em tom bem-humorado.
Ao agradecer a homenagem em nome dos demais colegas, Simone Lisot disse que os farmacêuticos fazem a diferença na vida das pessoas e estão sempre preocupados com o bem-estar do próximo. "Não consigo expressar gratidão suficiente a todos os meus colegas de trabalho. Nada se conquista sozinho, nem se constroi uma carreira profissional sem a equipe, que caminha diariamente ao nosso lado. Sem dúvida que ainda enfrentamos problemas e dificuldades, mas que isso nos sirva de muito estímulo", disse.
Participaram do evento Cláudia Mezleveckas Carias, delegada da seccional Piracicaba do Conselho Regional de Farmácia, e Marcos Ferreira Machado, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.