23 DE AGOSTO DE 2018
Ações serão desenvolvidas no Fórum Permanente de Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Defesa dos Direitos do Idoso
Diretoria do Conespi formalizou convite ao presidente Matheus Erler
A Câmara integra a campanha “Correção da Tabela do Imposto de Renda Já! Chega de Injustiça Social”, lançada esta semana pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba). A adesão ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), quando os diretores da entidade procuraram o presidente Matheus Erler (PTB) para formalizar o convite. Com isso, várias iniciativas serão desenvolvidas na Casa a partir do Fórum Permanente de Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Defesa dos Direitos do Idoso.
O mote da campanha é acabar com a defasagem do Imposto de Renda, de 88,4%, que ocorre desde 1996, quando houve a conversão da tabela para Reais. O Conespi afirma que a correção implicaria na retenção do imposto aos trabalhadores com renda a partir de R$ 3.556,56 mensais, o que hoje ocorre com aqueles que recebem a partir de R$ 1.903,98.
O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca, o vice-presidente José Antonio Fernandes Paiva e o primeiro secretário Francisco Pinto Filho informaram que o objetivo é que a campanha ganhe corpo na esfera nacional e que a Câmara é a primeira instituição recorrida pelos sindicatos, por ser a representante, no processo democrático, dos anseios da sociedade piracicabana. “É uma luta apartidária e de interesse de todas as categorias de trabalhadores”, disse Paiva. “Com a inflação podendo chegar a 4,5%, o que o trabalhador receber de reajuste se perderá durante o ano no pagamento do Imposto de Renda”, reforçou Juca.
Ao manifestar o interesse de a Câmara aderir à iniciativa, Erler propôs que as discussões integrem o Fórum Permanente de Direito do Trabalho e comentou da possibilidade de a Casa de Leis sediar audiências públicas sobre o tema, além de colaborar para a elaboração de um documento, a ser enviado aos governantes em Brasília. “A Câmara jamais se furtou de lutar pelos direitos sociais e não será diferente desta vez. Da mesma forma que o Conespi foi nosso parceiro na campanha contra a reforma da Previdência Social, não será diferente desta vez”, disse Erler.
Além disso, a Câmara será um dos pontos de coleta do abaixo-assinado pela correção da tabela, criado pelo Conespi. A Casa dará suporte ainda no desenvolvimento de campanhas institucionais no site oficial, rádio Web e TV Câmara, por meio dos departamentos de Comunicação e da TV Legislativa.
Da reunião desta quinta-feira também participaram Gilberto Luis Christofoletti e Paulo Afonso de Lima, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, além dos diretores da Câmara: Mauro Rontani (Administração), Fábio Dionísio (Assuntos Legislativos) e Valéria Rodrigues (Comunicação).
(Assista no player a reportagem veiculada pelo Jornal da Câmara)