
15 DE MAIO DE 2025
Propositura do vereador Renan Paes (PL), aprovada nesta quinta (15), prevê inclusão da data que coincide com a Sexta-Feira Santa
Projeto de lei 64/2025 é de autoria do vereador Renan Paes (PL)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, por 13 a 2, na noite desta quinta-feira (15), durante a 26ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 64/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), que institui o “Dia de Combate à Cristofobia” no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data será celebrada anualmente na Sexta-Feira Santa, conforme a inserção do artigo 200-A na Lei nº 10.137/2024.
Ao justificar a proposta, Renan Paes ressaltou dados do relatório World Watch List 2025, elaborado pela ONG Open Doors, que monitora a perseguição a cristãos em 100 países. Segundo ele, o relatório aponta que 380 milhões de cristãos foram perseguidos no último ano, com mais de 4 mil assassinatos e inúmeros casos de abusos sexuais contra mulheres.
Renan Paes destacou que os países com os maiores índices de perseguição são Coreia do Norte, Somália, Iêmen, Líbia e Sudão. “Isso, para chegar ao Brasil, não demora muito, já que somos propensos a importar ideias de outros países. É fundamental conscientizar a população desde já”, afirmou.
A vereadora Rai de Almeida criticou a escolha da Sexta-Feira Santa como data para o Dia de Combate à Cristofobia, considerando-a um desrespeito à tradição católica. “Sexta-Feira Santa é um dia sagrado para os católicos, em que as igrejas estão fechadas. Instituir um evento nesta data é uma afronta”, pontuou Rai, que votou contra o projeto.
O PL 64/2025 segue agora para sanção do Executivo.