
12 DE FEVEREIRO DE 2019
Moção aprovada nesta segunda-feira é dirigida ao governador de São Paulo, João Dória, e ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Moção de apelo tem a autoria de todos os 23 vereadores da Câmara de Piracicaba
Em moção de apelo ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a Câmara de Vereadores de Piracicaba pede que o município seja incluído na rota do "Trem Intercidades", projeto que visa reativar no Estado o transporte de carga e passageiros sobre trilhos, aproveitando parte da malha ferroviária já existente.
A partir do lançamento, previsto para este mês, do cronograma oficial de ações, o Estado deve buscar recursos em fundos internacionais para viabilizar o projeto, que tem definido o eixo São Paulo–Campinas–Americana como o primeiro a ser implantado. Outras linhas, como as que seguem para São José dos Campos e Taubaté e para Sorocaba, devem vir num segundo momento.
"Apelamos para que o município de Piracicaba seja inserido nesse projeto, visto que possui as condições adequadas e grande demanda para esse serviço. É uma das economias mais fortes do interior paulista, com excelente desempenho dos setores industrial, comercial e de serviços, sendo referência de desenvolvimento no Estado de São Paulo", diz a moção de apelo 4/2019, que leva a autoria dos 23 vereadores do Legislativo piracicabano.
A propositura, aprovada nesta segunda-feira (11), na 3ª reunião ordinária do ano, lembra que, desde 2013, ainda na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), o governo paulista tem buscado alternativas para viabilizar a implantação do projeto, já inserido no escopo dos estudos do Plano Diretor, esperando contar com aportes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial.
Técnicos de ambos os bancos e do governo paulista compõem um grupo de trabalho que já fez visitas de campo a trechos da ferrovia existente entre São Paulo e Americana, os quais devem ser aproveitados no projeto, acelerando sua implantação. "Certamente o 'Trem Intercidades' contribuirá sobremaneira para o fluxo de pessoas e bens, dinamizando a economia das regiões beneficiadas", observa a moção de apelo da Câmara.
O texto reforça a importância de Piracicaba ser incluída no projeto ao recuperar o legado ferroviário da cidade de 1873 a 1980, quando foi encerrada a circulação de trens de carga, e exaltar os bens que produz na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Também destaca o município como centro de produção e inovação tecnológica e cita as universidades e faculdades aqui instaladas.
A moção de apelo situa a cidade como "importante polo regional de desenvolvimento, com a atividade econômica caracterizada pela presença de indústrias, empresas de biotecnologia, cultivo de cana de açúcar e produção de biocombustível". "Piracicaba cresce e se moderniza, agregando valores cujos efeitos têm se multiplicado e alcançado os setores da economia local, regional e nacional, com a presença de empresas e indústrias de natureza tecnológica de ponta."
"A cidade, distante 160 quilômetros da capital paulista, conta com fácil acesso às principais rodovias estaduais, portos exportadores e grandes aeroportos, sem, contudo, explorar sua malha ferroviária. [O 'Trem Intercidades'] Muito contribuiria para a integração com as cidades do interior paulista e da região metropolitana de São Paulo", conclui o texto.