PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2019

Câmara faz apelo para que Piracicaba integre o 'Trem Intercidades'


Moção aprovada nesta segunda-feira é dirigida ao governador de São Paulo, João Dória, e ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo tem a autoria de todos os 23 vereadores da Câmara de Piracicaba



Em moção de apelo ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a Câmara de Vereadores de Piracicaba pede que o município seja incluído na rota do "Trem Intercidades", projeto que visa reativar no Estado o transporte de carga e passageiros sobre trilhos, aproveitando parte da malha ferroviária já existente.

A partir do lançamento, previsto para este mês, do cronograma oficial de ações, o Estado deve buscar recursos em fundos internacionais para viabilizar o projeto, que tem definido o eixo São Paulo–Campinas–Americana como o primeiro a ser implantado. Outras linhas, como as que seguem para São José dos Campos e Taubaté e para Sorocaba, devem vir num segundo momento.

"Apelamos para que o município de Piracicaba seja inserido nesse projeto, visto que possui as condições adequadas e grande demanda para esse serviço. É uma das economias mais fortes do interior paulista, com excelente desempenho dos setores industrial, comercial e de serviços, sendo referência de desenvolvimento no Estado de São Paulo", diz a moção de apelo 4/2019, que leva a autoria dos 23 vereadores do Legislativo piracicabano.

A propositura, aprovada nesta segunda-feira (11), na 3ª reunião ordinária do ano, lembra que, desde 2013, ainda na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), o governo paulista tem buscado alternativas para viabilizar a implantação do projeto, já inserido no escopo dos estudos do Plano Diretor, esperando contar com aportes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial.

Técnicos de ambos os bancos e do governo paulista compõem um grupo de trabalho que já fez visitas de campo a trechos da ferrovia existente entre São Paulo e Americana, os quais devem ser aproveitados no projeto, acelerando sua implantação. "Certamente o 'Trem Intercidades' contribuirá sobremaneira para o fluxo de pessoas e bens, dinamizando a economia das regiões beneficiadas", observa a moção de apelo da Câmara.

O texto reforça a importância de Piracicaba ser incluída no projeto ao recuperar o legado ferroviário da cidade de 1873 a 1980, quando foi encerrada a circulação de trens de carga, e exaltar os bens que produz na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Também destaca o município como centro de produção e inovação tecnológica e cita as universidades e faculdades aqui instaladas.

A moção de apelo situa a cidade como "importante polo regional de desenvolvimento, com a atividade econômica caracterizada pela presença de indústrias, empresas de biotecnologia, cultivo de cana de açúcar e produção de biocombustível". "Piracicaba cresce e se moderniza, agregando valores cujos efeitos têm se multiplicado e alcançado os setores da economia local, regional e nacional, com a presença de empresas e indústrias de natureza tecnológica de ponta."

"A cidade, distante 160 quilômetros da capital paulista, conta com fácil acesso às principais rodovias estaduais, portos exportadores e grandes aeroportos, sem, contudo, explorar sua malha ferroviária. [O 'Trem Intercidades'] Muito contribuiria para a integração com as cidades do interior paulista e da região metropolitana de São Paulo", conclui o texto.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Plano Diretor André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Notícias relacionadas