Conforme iniciativa de Capitão Gomes, foram homenageados em reunião solene: Antônio Luis Lordello Chaim, Cláudio Zambello, Paulo Checoli e Sérgio Bruno Barbosa
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) realizou nesta sexta-feira (30), às 20h00, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, centro, a reunião solene que marcou a entrega da Medalha de Mérito Legislativo aos piracicabanos Antonio Luis Lordello Chaim, médico, Cláudio Roberto Zambello, cirurgião-dentista. Além da concessão do Título de Piracicabanus Praeclarus ao administrador de empresas, Paulo Roberto Checoli. E, o Título de Cidadão Piracicabano ao também médico Sérgio Bruno Barbosa, natural da cidade de Barretos/SP.
A reunião solene, promovida em nome da Mesa Diretora da Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Capitão Gomes, por força de decretos legislativos contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, além de amigos e familiares dos quatro contemplados da noite.
O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Canal 8 da Net, TV Digital canal 60.4 UHF, vivo Fibra Canal 9, Facebook/camarapiracicaba, Youtube e também pela internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br
Na formação da mesa de honra e presidente dos trabalhos da noite, o vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini (PPS); o autor da solenidade, vereador Capitão Gomes, que na oportunidade também fez a leitura bíblica; representante do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), o secretário da Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente), José Otávio Machado Menten; presidente da Unimed, Carlos Youssef; o vice-presidente da Acipi, Marcelo Delfini Cançado; vice-presidente da Uniodonto, Armando Barros e o vice-presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, Ricardo Rodrigues da Costa.
E, para ocupar o lugar de honra, os contemplados da noite: Antônio Luiz Lordello Chaim, esteve acompanhado por sua esposa Mariângela Paulino Chaim; Claudio Roberto Zambello e, esposa Elaine Moretti Zambello; Paulo Roberto Checoli, acompanhado por Elaine Vitti e, Sérgio Bruno Barbosa, ao lado de sua esposa Mariana de Carvalho Machado.
Congratularam-se por este evento e agradeceram o convite, justificando ausência por compromissos anteriormente agendados, o presidente da Câmara, Matheus Antonio Erler (PTB), o primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai, seguido pelo segundo secretário, André Bandeira, ambos do PSDB e o vereador Gilmar Rotta (MDB). O deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PV) este representado pelo assessor Ronaldo Castilho.
Abrindo o ciclo de saudações na solenidade, que foi realizada pelo cerimonialista Cláudio Baptista, as autoridade tiveram o tempo de três minutos para cada participação, iniciando pelo representante do prefeito, José Otávio Mentem, que falou da satisfação de representar Barjas Negri no evento, destacando a condição de Piracicaba, mais uma vez, se sentir engrandecida pela relevância dos homenageados, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais, onde a Câmara, sempre sintonizada com a cidade, toma esta deliberação para contemplar pessoas que muito se dedicam pela população, sendo que a homenagem serve de exemplo aos mais jovens.
O vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini falou da condição de ficar à vontade para falar de quatro pessoas que estão sendo condecoradas, no que parabenizou Capitão Gomes pela indicação das homenagens, sendo que este dia ficará marcado na história da cidade, com destaque à toda tramitação para reconhecer de fato o legado de pessoas especiais, por relevantes trabalhos prestados. "Ninguém vai ser condecorado se não tiver trabalho", disse o parlamentar, que discorreu sobre o histórico de cada contemplado da noite.
O autor da solenidade, Capitão Gomes saudou a formação da mesa de honra e agradeceu a Deus pela oportunidade de compartilhar com os amigos a relevância da noite, onde a Câmara cumpre o seu dever, na concessão das honrarias, que foram aprovadas por unanimidade por todos os parlamentares. Também falou da gratidão de conceder uma Medalha de Mérito legislativo ao Dr. Chaim, discorrendo sobre seu legado profissional. Além de discorrer sobre os demais contemplados, com destaque à disposição de que todos os homenageados se empenham em trabalhos voluntários.
E, concluiu suas considerações falando sobre o desafio de discorrer sobre o papel do médico, com foco em Sérgio Bruno Barbosa, natural de Barretos, que se estabeleceu em Piracicaba, após formação e qualificação em Campinas, pela Unicamp, na criação e idealização do Caism, centro especial do câncer da mulher. E, reiterou a condição da cidade se sentir honrada e feliz ao receber o mais novo filho de Piracicaba.
HOMENAGENS
Iniciando as condecorações da noite, foi contemplado Antonio Luiz Lordello Chaim, que se formou em Medicina pela Faculdade de Jundiaí, em 1986. Fez residência médica em Cirurgia Geral, no Complexo Hospitalar do Mandaqui e, em Otorrinolaringologia, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Filho de Aziz Chaim e Maria Eliza Lordello Chaim, seus avós paternos eram imigrantes libaneses, que se estabeleceram em Piracicaba e eram comerciantes. Casado com a médica oftalmologista Mariângela, Paulinho Chaim tem dois filhos: Pedro Luiz e Gabriel Luiz Paulino Chaim.
O mais novo agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo, Antonio Luiz agradeceu a homenagem, além de reconhecer a gratidão e a satisfação de participar da solenidade, lembrando que o mérito não é só seu, considerando os 30 anos que tem de Piracicaba. Também citou familiares, especialmente seu Tio Chaim, que sempre foi fonte de inspiração. Além de pedir que levantassem as secretárias que trabalham com ele e, em especial, um senhorzinho, Antonio, que olha os carros na rua. Além de falar da gratidão pelos funcionários que trabalham na retaguarda, onde tenta imitá-los. Também falou dos funcionários da Unimed e Santa Casa de Piracicaba. "Eu sou o trabalho. Eu trabalho como vocês, em generosidade e amor ao próximo", concluiu.
Também para receber a Medalha de Mérito Legislativo, Cláudio Roberto Zambello, que formou-se pela FOP/Unicamp em 1974, com pós-graduação em gestão empresarial avançada, pela Fundação Armando Álvares Penteado e MBA em saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Filho de Antonio Zambello e Aurora Trevisan Zambello. É casado com Elaine Moretti Zambelo e pai de Simone Cristine Zambello Scarlassari, Cláudio Roberto Zambello Filho e Daniel Henrique Zambelo.
Com a palavra, o mais novo agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo, Cláudio Roberto Zambello saudou a formação da mesa diretiva dos trabalhos e a todos os presentes. E, tentou resumir em uma palavra só, remetendo à gratidão, para referendar a decisão de Capitão Gomes na concessão da honraria, além de considerar a gratidão da Câmara na aprovação.
Também fez uma reflexão sobre o recebimento da homenagem, no que refletiu sobre a condição de classe, de companheiros de entidades, a exemplo do Rotary, em campanhas, na década de 90, além de citar o papel do Conselho de Entorpecentes, que depois passou para o conceito de Álcool e Outras Drogras, no caminho do Bem. Também citou a frase dita pela esposa do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que teria dito que se não fosse para fazer diferença na vida das pessoas, que ele então nem fosse eleito. Ainda agradeceu a todos, especialmente sua esposa, em nome do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, que continue iluminando o seu caminho.
E, para receber o Título de Piracicabanus Praeclarus, Paulo Roberto Checoli foi acompanhado de sua esposa Elaine Vitti. Formado em Administração de Empresas, pela Unimep, tem pós-graduação e MBA em Finanças e Controladoria. Além de ter MBA em Gestão Empresarial e Logística e Supply Chain Management, pela Fundação Getúlio Vargas. Filho de Rubens Checoli e Maria Aparecida Checoli, é pai de Penélope e Gabriel Checoli. Natural de Piracicaba, se destacou por méritos individuais e atos de beneficiência pública.
Paulo Checoli falou da condição de estar lisongeado pelo reconhecimento, além de acentuar os demais condecorados da noite, e de agradecer o vereador Capitão Gomes e os demais parlamentares. Também lembrou dos pais, no esforço pela educação, o que lhe conferiu um progresso como ser humano. "Onde ele estiver, meu pai, ele está feliz e de minha mãe, que, sofre do mal de alzheimer, está feliz comigo também". Ainda citou demais pessoas, a exemplo de gestores da Casa do Amor Fraterno, além de falar de todos os integrantes da Acipi, no papel de exercer o patamar que a entidade se desponta hoje como uma das melhores do país. "Nunca mais vou esquecer este dia de hoje. Obrigado Capitão Gomes", disse.
Finalizando as condecorações, Sérgio Bruno Barbosa foi agraciado com a concessão do Título de Cidadão Piracicabano. Formado em Ciências Médicas, pela Unicamp, em 1985, defendeu sua tese de mestrado em 1997 e de doutorado em 2002, ambos pela Unimep. É criador do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Filho de Hélio Bruno Barbosa e Alice Pereira Barbosa, casado com Mariana de Carvalho Machado, tendo os filhos: Bárbara, Luiza e Guilherme Silva Bruno Barbosa.
O mais novo Cidadão Piracicabano, Sérgio Bruno Barbosa agradeceu a honraria recebida, além de dizer o quanto a homenagem o emocionou. Em primeiro lugar, procurou dizer que sua relação com Piracicaba começou quando tinha 7 ou 8 anos, em Barretos, numa época, que predominava os rodeios, onde o Zé do Prato, seguido por grupos de Cururu, também de Piracicaba, onde tudo sempre o chamava a atenção, principalmente quando tocavam o Hino de Piracicaba, sendo que isto ficou gravado em sua mente. "O que faz aumentar ainda mais a emoção de receber a homenagem no dia de hoje", disse.
Sérgio também agradeceu o Dr. Chaim, ressaltando que tem que dividir o título com todos, além de citar funcionários e colaboradores, que o auxiliam no dia a dia. E, citou a eterna gratidão pelo Capitão Gomes, na honraria, considerando o papel da Câmara.
Também falou do papel de Capitão Gomes, nos critérios extremamente consenciosos na entrega de honraria, além de referendar o povo piracicabano, que o recebeu de braços abertos. Ainda citou a questão da Unicamp, quando estudava lá. E, lembrou de dois amigos, Dr. Geraldo Cunha e Orlando Frank, em exemplos de pessoas que estão dentro do coração acompanhando-o onde vai.
Sérgio também citou a participação de Dona Lurdinha, em aulas de religião e, lembrou dos seus 18 anos, de uma namorada, quando Dona Lurdinha, ao piano, tocou Facinação, para aplacar os seus rompantes de amores. "Piracicaba foi entrando no sangue", disse.
Sérgio pontuou o ano de 1993, quando veio para cá; de uma pequena sala de consultório, atraz do Mercado Municipal, citando Dr. André Dias Aguiar - já falecido - que cedeu a sala ao 'menino', sendo que no final do expediente, levava aquele rapaz para sua casa, na rua Voluntários, altura da antiga Telesp, quando a esposa de Aguiar fazia um caldinho para que ele se restabelecesse e voltasse para Campinas.
"Toda segunda-feira é o que eu chamo um doce deleite. De um jovem especialista, ávido de abraçar o mundo. O foco sempre foi o paciente e a cura do câncer. Hoje temos 20 mil pacientes catalogados. Realmente é um número muito grande, onde divido todas as responsabilidades com colaboradores. Pra que abraçar o mundo se tinha pessoas de braços abertos a receber. Sou aquele menino abençoado, que recebeu muito mais do que cedeu", disse.
Sérgio também citou a presença dos filhos e, pediu perdão pelas inúmeras ausências, devido às jornadas de 14 a 15 horas de trabalho por dia. Também citou sua esposa e, fez questão de citar que deixa um grande agradecimento, além de reconhecer a gratidão aos pais, e ao quarto filho, ao lado de Deus, o grande Arquiteto do Univeso.
"Sou feliz como médico, nunca pensei em exercer outra profissão. Da possibilidade de trabalhar direto, com a saúde da alma, em oportunidade única, de receber os desvalidos, que olham para a gente como se fôssemos um salvador. Solicitam o quase impossivel. Depositam a confiança de sua recuperação. A palavra de hoje é gratidão, à familía e a todos colaboradores, gratidão, a todo o povo piracicabano, que a partir de hoje, com muito orgulho eu faço parte", disse.
Os quatro contemplados da noite, seguido por suas esposas receberam uma homenagem especial do vereador Capitão Gomes, que entregou a honraria ao lado de seu neto Gustavo e de sua filha Simone.
E, para abrilhantar a solenidade, a soprano Raíssa Amaral, neta do vereador Capitão Gomes, acompanhada do pianista Lucas Metler interpretou as músicas Hymne à L'Amour (Hino ao Amor), e Marguerite Monnt e Se (Cinema Paradiso), de Ennio Morricone.
O presidente da Uniodonto Piracicaba, Armando de Barros; os diretores da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Cançado e Rodrigo Santos; o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Youssef; o coordenador do Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba), Lourenço Jorge Tayar também prestaram homenagens aos contemplados na solenidade.