17 DE SETEMBRO DE 2019
Conforme iniciativa do vereador Maestro Jonson foram contemplados 10 evangélicos
Câmara contempla evangélicos no Dia da Escola e Professor Dominical
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme requerimento 35/2019, de autoria de Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) promeveu nesta terça-feira (17), às 19h30, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, centro, a reunião solene que marca na cidade a comemoração ao “Dia Municipal da Escola Dominical e do Professor da Escola Dominical”, conforme decreto legislativo 14/2016, também de autoria de Jonson.
A solenidade presta homenagens aos anônimos voluntários que todo domingo, geralmente pela manhã, abdicam-se de seus afazeres para ensinar a palavra de Deus, junto às diversas instituições religiosas.
O evento está previsto para ocorrer anualmente no mês de setembro e, conta com o respaldo técnico e operacional dos Departamentos de Cerimonial, Comunicação e TV Câmara. Dez evangélicos foram contemplados e, receberam o reconhecimemento da Câmara.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 8 da Net, Tv Digital canal 60.4, Vivo Fibra Canal 9, facebook/camarapiracicaba, pelo youtube e pelo endereço camarapiracicaba.sp.gov.br
Na formação da mesa de honra dos trabalhos, o autor da solenidade, vereador Maestro Jonson, seguido pelo representante do prefeito municipal Barjas Negri (PSDB), Joel Faria e o maestro da Banda União Operária, que também comanda o Projeto Guri em Piracicaba, Jonatas Dionísio, que ainda fez a leitura de texto bíblico.
O tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes, delegado da Junta Militar do Tiro de Guerra em Piracicaba também formou a composição da mesa de honra.
Congratularam-se com o evento e agradeceram o convite, justificando ausência por compromissos anteriormente agendados: o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB) e o vice-presidente, Pedro Kawai (PSDB).
E, para abrilhantar a solenidade, o Coral Brilho Celeste se apresentou, na execução de "Graças dou por esta vida", seguido por outros hinos da Harpa Cristã.
Abrindo o ciclo de saudações na solenidade, o tenente Julio Moacir da Silva Fagundes destacou a importância da cerimônia, por também fazer parte do exército de Cristo. Citou o Salmo 24: "Como crerão, se não há quem pregue", além de discorrer sobre outros ensinamentos de Cristo, passando por Salomão, no pedido a Deus, por sabedoria. Também ressaltou a justeza da homenagem, enaltecendo o trabalho executado, especialmente pela abrangência da Escola Dominical.
O representante do prefeito, Joel Faria saudou a todos, com a paz do Senhor, e reconheceu a noite especial, no dia especial da escola dominical. Também reiterou o abraço do prefeito a todos. Além de agradecer Jonson e demais vereadores na aprovação do projeto. E, citou a grande responsabilidade dos que atuam perante a escola bíblica, como a maior do mundo. Também falou da importância da palava de Deus na formação da criança.
O autor da solenidade, Maestro Jonson saudou a todos, citando a formação da mesa de honra e laureados da noite e o Coral. "Deus seja louvado por esta noite", disse, citando os vários eventos que acontecem na Câmara, com o diferencial deste que contempla a comunidade evangélica, que muito tem contribuido para a cidade.
Também falou da inserção social da igreja que deve se pautar neste trabalho inestimável para a sociedade. Citou missionários, que trabalham no dia-a-dia na sociedade, em trabalho de relevância social.
Jonson também ressaltou sua condição de, evangélico, em trabalhar neste evento, para que o povo seja lembrado. Além de acentuar o principal mandamento de Cristo, no amor ao próximo como a si mesmo. Também considerou o trabalho da igreja perante uma era tão difícil, no conceito de uma igreja que tem o Cristo unindo a todos, independente de placas.
HOMENAGEADOS
Asaf Rodrigues Silva - recebeu a homenagem acompanhado de Bárbara Carneiro Rodrigues. Asafe tem uma filha, entregou sua vida a Jesus em 1997. Em 2001 foi btizado e desde então, sempre esteve ativo nas atividades da Igreja Evangélica Casa de Oração, onde congregou até 2014. De 2009 a 2010 participou do Grupo EMME, onde viajava cantando com o coral e pregando a palavra de Deus.
De 2011 a 2015 estudou e se formou em Teologia. De 2018 a 2019 cursou pós-graduação em Plantação e Revitalização e hoje cursa licenciatura em História, pela Universidade Cesumar. Há três anos, encontra-se na liderança da Igreja onde foi criado.
Éverton Santos - foi homenageado acompanhado de sua esposa Elisângela. Tem um filho, se converteu em dezembro de 2004, na Assembleia de Deus, Ministério de Perus, na cidade de Capivari, onde parmaneceu como membro por 11 anos, onde aconteceram todas as suas consagrações.
Em 2014, se filiou à Assembleia de Deus, Ministério Madureira, em Capivari, onde dirigiu uma congregação por 11 meses. Deixou a cidade em 2015 e veio morar em Piracicaba, onde continuou membro do Ministério Madureira até agosto de 2018. Atualmente é pastor na igreja Evangélica do Calvário.
Fábio Peres (Belém), foi laureado acompanhado de sua esposa, Mônica Abadia Silva Peres. Se converteu em 1980, na Igreja do Evangelho Quadrangular, tem dois filhos. Em 1984 foi batizado nas águas, na Igreja em que se converteu, em 1986 se tornou cooperador. No ano de 1988 veio a ser consagrado como Diácono. Em 1990, já na Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, foi consagrado como Presbítero. Em 1992, evangelista e, finalmente, em 1993, foi separado somente ao pastorado.
Hoje, tem sob sua responsabilidade uma congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Belém.
Glayson Matias - acompanhado de sua esposa Juliana Matias. Atualmente, Tatu - como é carinhosamente chamado pelos irmãos e amigos - é membro da Primeira Igreja Batista de Piracicaba, tem duas filhas. É lider do Ministério de Estudos Bíblicos Evangelísticos, como missionário voluntário e, participa de evangelismo em clínicas de recuperação para viciados em drogas e ou álcool, presídios (Fundação Casa), hospitais (Doutores da Esperança) e pregação e apoio a moradores emsituação de rua.
Foi ao continente africano, por duas vezes: uma em 2018 e outra em 2019, realizando vários serviços sociais e evangelísticos, em países que ainda sofrem das mazelas sociais em decorrência da ganância e falta de amor do ser humano.
Lásaro Barbosa - acompanhado de sua esposa, Bispa Francislaine Barbosa. Apóstolo Lásaro é natural de Piracicaba. É pai de quatro filhos: Francine, Carolina, Gabriel e Isac. É pastor presidente da Igreja Apostólica Avivamento Profético, situado na avenida Raposo Tavares, 191, onde tem realizado relevante trabalho social com os moradores em situação de rua há dois anos levando alimento e conforto esperitual. Há 20 anos se entregou a Cristo e foi ungido pastor em 2004.
José Paixão de Oliveira - acompanhado de sua esposa, Williana Ribeiro de Oliveira. Tem quatro filhos, nasceu em 1967, Minas Gerais. Começou seus estudos aos 10 anos. Sempre trabalhou com a música na igreja. Na vida adulta trabalhou em vários setores da Polícia Militar. Atualmente é regente e coordenador do coral Brilho Celeste e da Orquestra Ágape.
É trombonista, na Banda União Operária e se formou em regência na ADEC, em 2019. Sempre pautou seus trabalhos na integração do adolescente, em várias bandas ou orquestras, visando a educação e crescimento pessoal e social, além de servir a Deus, executando seu instrumento musical.
Desta forma, tem contribuído com a inserção social de jovens e adolescentes, pois acredita na transformação das pessoas através da prática musical.
Luiz Augusto de Camargo - acompanhado de sua esposa, Viviane Rodrigues da Luz Camargo. Pastor Luizão tem duas filhas. Nasceu em setembro de 1964. É pastor auxiliar da Igreja do Evangelho Quadrangular - Morumbi. Neste ano de 2019 competa 14 anos de ministério e três anos acompanhando o pastor Rodrigo, na prisional de Americana e Piracicaba (Fundação Casa e Penitenciária), onde realiza trabalhos como voluntário, levando a palavra de Deus.
Seu ministério sempre teve maior foco para jovens, intercessão e evangelismo. Se converteu com 26 anos de idade, mas iniciou seu ministério com 38 anos, na liderança de jovens. Trabalhou 11 anos como pastor de jovens e auxiliar em outras denominações. Seu objetivo principal é se aposentar da carreira secular e poder investir mais tempo na seara do Senhor.
Maria Lindinalva da Silva Bueno - é missionária (Evangelista) da Igreja Assembleia de Deus do bairro Bom Samaritano, em Piracicaba. É responsável pelos trabalhos evangelísticos realizados na cidade de Piracicaba e região, que conta com diversos grupos, com a participação voluntária de diversas pessoas, entre pastores, obreiros, evangelistas e jovens a fim de ajudar as pessoas e suas famílias no auxílio humano, material e espiritual.
Todos os projetos sociais e os trabalhos evangelísticos são realizados com a coordenação e participação especial dos voluntários, que atendem as pessoas que estão sofrendo de alguma forma, seja humana ou espiritual, e suas famílias, com as orações, alimentos, doações de livros, bíblias e jornais, campanhas de agasalho e natal solidário.
Robson Leandro Binotto - acompanhado de sua esposa, Ana Paula. Nascido em março de 1972, na cidade de Osasco, após cursar Administração de Empresas, em Minas Gerais, ainda jovem, foi vocacionado para o sagrado ministério e, em 2013 concluiu o curso de Bacharel em Teologia, no Siminário Presbiteriano do Sul, em Campinas.
Ordenado a pastor presbiteriano, exerceu durante dois anos seu ministério em Campinas. No ano de 2016 chegou na Igreja Presbiteriana Astúrias e atualmente presta assistência religiosa às Instituições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Piracicaba, como Capelão e é vice-presidente da Associação Astúrias, que assiste crianças e adolescentes carentes da comunidade local com cursos profissionalizantes e amparo espiritual.
Valdir Marinho Ramos - acompanhado de sua esposa, a pastora Daniela. Conhecido como Mário (apelido utilizado por sua mãe), chegou ao bairro Eldorado aos 14 anos. Tem três filhos, cresceu nas redondezas do bairro Cecap. Aos 25 anos, iniciou a obra. Em 2010 se tornou pastor presidente da Comunidade Evangélica Casa de Oração de Todos os Povos.
A primeira igreja iniciou em uma garagem e pouco tempo depois, com o crescimento, foi necessária a mudança para um local maior. Sempre busca almas em lugares pouco prováveis como bares, becos e pontos de venda de drogas. Antes de fundar o ministério, trabalhou como obreiro em outras denominações. Com a ajuda de Deus, está há nove anos na liderança deste ministério tão importante na região onde atua.
Na sequencia da solenidade, foi contemplado o pastor Benedito Sebastião Munhoz, que recebeu uma moção de aplausos da Câmara (67/2019), acompanhado da senhora Aparecida de Barros Munhoz. Nascido na cidade de Piracicaba, tem quatro filhos. Pitaia, como é carinhosamente conhecido, se batizou em 1975. Foi quando conheceu sua esposa, e durante anos fizeram evangelização com a ajuda do Pastor José Pedro de Alcântara, liderando mais de 1.000 pessoas em toda sua trajetória eclesiástica, pessoas que buscavam nos trabalhos desenvolvidos pela igreja, auxílio espiritual e social, na construção de templos e que o fizeram crescer como líder e ministro do evangelho.
Nestes 44 anos de atuação, tanto no trabalho pastoral quanto no desenvolvimento de atividades sociais nas comunidades que passou, liderava e paricipava da doação de alimentos, remédios e suprimentos para os mais necessitados. Neste tempo de ministério, descobriu o dom em tocar acordeon, que hoje é a maior alegria, oferecendo visitas a enfermos nos hospitais da região, proporcionando conforto espiritual, crescimento pessoal e familiar.
Em quebra de protocolo, o vereador Maestro Jonson anunciou a participação de Benedito Sebastião Munhoz, com o seu filho, ao tocar sanfona/acordeon, pela primeira vez na Câmara.
Robson Leandro Binotto falou em nome de todos os homenageados, considerando a alegria e agradecimento a Deus pela oportunidade. Fez considerações sobre a escola bíblica, no papel de levar a sabedoria de Deus, citando o livro de João, sobre o conhecimento da verdade, no sentido de libertação, onde Cristo nos coloca a própria verdade, como única para libertar o ser humano.
Também discorreu sobre o surgimento da história, em 1517, onde a maioria não tinha acesso ao conhecimento, sendo que um monge, Martinho Lutero, ao ver a grandeza da palavra de Deus coordenou um movimento cristão para difundir a bíblia, como única regra básica, com o objetivo de atuar na formação da familia, na difusão do conhecimento. Também citou João Wesley e Calvino, além de outros que atuaram na difusão do movimento cristão.
Binotto também mostrou que foi apenas em 1780, que surgiu a nomenclatura EBD, sendo que no Brasil a história aconteceu em 1865, com os presbiterianos, fruto do surgimento da escola biblica na Inglaterra, sendo que lá isso fez com que diminuisse as taxas de miséria e outras mazelas sociais a que estes movimentos religiosos conseguiram interferir de maneira propositiva.
E, citou a época atual, que se parece com o início da dominação inglesa, sendo que os indicativos apontam a solução cabal na palavra de Deus, através da Bíblica, o que tem contribuido para o crescimento social das pessas, nas igrejas, a exemplo dos contemplados da noite, em instruções para contribuir e melhorar a sociedade, o que fará continuar no preparo do cidadão ao reino de Deus e toda sociedade.
Para Robson Binotto, a EBD (Escola Bíblica Dominical) faz parte da história da igreja, pois é do conhecimento que temos o crescimento. Citou o filósofo grego, Sócrates, na constatação de que o conhecimento vem de dentro. E, concluiu suas explanações mostrando que o verdadeiro conhecimento vem de Deus.
O Coral Brilho Celeste fechou a solenidade com a apresentação de mais um hino da Harpa Cristã. E, na sequencia foi entoado o Hino de Piracicaba, nas vozes de Craveiro e Cravinho