11 DE MAIO DE 2018
Presidente da Fecomerciários, Motta recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, conforme iniciativa do vereador Marcos Abdala
Câmara concede o títuto de cidadania piracicabana a Luiz Carlos Motta
A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Marcos Abdala (PRB), de acordo com o projeto de decreto legislativo 24/2017, de sua autoria promoveu reunião solene nesta sexta-feira (11), às 19h45, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges" para entregar o título de Cidadão Piracicabano ao presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta.
O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Canal 8 da Net, TV Digital canal 60.4 UHF, Vivo Fibra canal 9, facebook/camarapiracicaba, youtube/camarapiracicaba e também pelo endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br
Para compor a mesa de honra da solenidade, o autor da homenagem, o vereador Marcos Abdala, que também presidiu os trabalhos da noite; o vereador de Itapetininga, Valdemir de Barros, que na oportunidade fez a leitura bíblica; o juiz do trabalho da 15ª Região, Vilson Antonio Previde; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba, Antonio Roberto Previde; o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba), Itacir Nozella e o vice-presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), José Antonio Fernandes Paiva.
Além de Reinaldo Pousa, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba) e o representante do 16º Grupamento de Bombeiros em Piracicaba, Subtenente Flávio Medrado de Souza.
Congratularam-se com a solenidade e justificaram ausência, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB); o vice-presidente, Ronaldo Moschini (PPS); o primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB); o segundo secretário, André Bandeira (PSDB). E, o deputado estadual, Roberto Morais (PPS).
E, para abrilhantar a solenidade, a dupla Pedro e Pedrinho se apresentou, entoando diversas músicas do cancioneiro popular, como "Franguinho na Panela", além de finalizar com a interpretação do Hino de Piracicaba.
O presidente do Sincomércio, Itacir Nozella iniciou o ciclo de saudações na solenidade, seguido pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba, Roberto Previde, que agradeceu a oportunidade da honraria na concessão do título de cidadania a Luiz Motta. Também falou do sofrimento do comércio para o crescimento, da retirada de direitos dos trabalhadores, sendo importante votarmos em pessoas qualificadas. Além de falar da força dos 2,7 milhões de pessoas que atuam no comércio, o que representa uma força política importante.
Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre o legado histórico de Luiz Carlos Motta, que nasceu em Ribeirão Preto/SP, dia 24 de abril de 1959. É casado com Elaine e pai de Tassius e Matheus. É presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, a Fecomerciários, entidade que representa cerca de 2,7 milhões de trabalhadores, com sede na cidade de São Paulo, na rua dos Pinheiros, 20 — Pinheiros.
Também foi eleito presidente da Central Sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores) no Estado de São Paulo, em 23 de maio de 2014, prestando relevantes serviços para todos os trabalhadores. Ocupa o cargo de 2º Vice-Presidente na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
Nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, Motta é Conselheiro Administrativo da Agência Estadual de Fomento, denominada — Desenvolve - São Paulo.
Ocupa o cargo de tesoureiro e delegado Federativo no Sindicato dos Comerciários de Tupã no qual iniciou sua carreira sindical nos anos 80. Presidente da Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo. Também é Conselheiro do Sesc e Primeiro Suplente de Deputado Federal.
O vídeo também deu enfoque à sua formação universitária. Na vida acadêmica Motta formou-se Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Administração de Tupã.
Bacharel em Ciências com Habilitação em Matemática, Licenciatura Plena e de Primeiro Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã. Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente.
Em Tupã, onde Motta se criou e estudou, constituiu família e iniciou sua trajetória sindical ao se filiar no Sindicato dos Empregados no Comércio local. Na Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo passou por funções que o capacitaram a ocupar a vice-presidência nos anos 90. Na década seguinte, foi eleito presidente.
Em 2014, iniciou um novo mandato com 100% dos votos válidos. Fechou o ano de 2014 comemorando a conquista de 10 anos consecutivos de aumento real à categoria. Na década, o índice acumulado foi de 21,77%.
Já instalou 13 regionais da Fecomerciários no Estado, descentralizando a ação federativa para chegar, com qualidade, em todos os municípios do estado de São Paulo. Inaugurou sedes e subsedes dos Sindicatos Filiados em todas as regiões do território paulista. Construiu, nas mais variadas cidades, cerca de 14 mil casas entregues aos trabalhadores pela Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo, da qual é presidente.
Tem forte atuação no programa estadual Fórum em Rede: Criança não Trabalha. Promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da dinâmica "Café Sensorial". Participa de programas de preservação do meio ambiente, a exemplo do Eco Comerciários.
Desponta como um dos mais atuantes dirigentes sindicais responsáveis pela regulamentação da profissão de Comerciário. Em todas essas situações, Motta reforça seu comprometimento principal: defender os direitos dos comerciários.
Atualmente, redobra suas atenções para a preservação de direitos trabalhistas ameaçados mediante o pretendido ajuste econômico recentemente anunciado pelo Governo Federal.
O sindicalista afirma: "são direitos sagrados que conquistamos com o suor das nossas lutas Não mediremos esforços para preservá-los". Essas atividades projetaram o nome de Motta no Estado, no Brasil e no Exterior.
No ano de 2012 representou todos os trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência Internacional da OIT, órgão da ONU, em Genebra, na Suíça. Diante de representantes de centenas de países reforçou sua luta pela adoção do trabalho decente no Brasil.
Recebeu entre 2009 e 2016, 32 Títulos de Cidadão de 32 cidades diferentes, entre elas: Votuporanga, Ourinhos, Sorocaba, Jaboticabal; Araraquara, Avaré, Sertãozinho, Taquaritinga, Tupã, Matão, Américo Brasiliense, Monte Alto, Lorena, Cruzeiro, Nova Europa, Barretos, São Paulo, Tabatinga, Marília, Dourado, Birigui, Pirassununga, Campinas, Bebedouro, Santa Lucia, Guaratinguetá, Santos, Sumaré, Bananal, Santa Ernestina, Dobrada e Registro.
Homenagem
O autor da solenidade, vereador Marcos Abdala enfatizou a decisão dos 23 vereadores de Piracicaba na concessão da honraria, de ser o filho caçula, considerando as 32 cidades que também já o homenagearam com o título de cidadania. Abdala também acentuou o pujança de Piracicaba frente a este grande contingente de trabalhadores, sendo que a classe comerciária trabalhando forte e unida é o grande vetor de crescimento das cidades. Também ressaltou o orgulho pessoal na homenagem. Além de considerar a base de direitos dos trabalhadores, sendo uma das principais bandeiras de Motta na trajetória de conquistas. "Pinte a porta de verde", recomendou Abdala ao mais novo piracicabano.
Luiz Carlos Motta iniciou suas considerações sobre a honraria de receber mais um título de cidadania, reforçando os trabalhos que tem desenvolvido na região de Piracicaba. Lembrou que são 71 sindicatos, que representam mais de 2,7 milhões de trabalhadores no Estado. Além de citar nominalmente os integrantes da mesa de honra.
Também falou do papel da Fecomerciários na prática do sindicalismo cidadão, ficando à disposição para todos os encaminhamentos da cidade. Além de considerar a estrutura da Federação na prestação de serviços.
Na condição de primeiro suplente de deputado, reiterou a disposição de lutar por recursos, por emendas, em ações que resultam na criação de empregos. Também falou da construção de casas populares e valorização dos jovens. E, anunciou para julho, a creche em horário especial em Piracicaba, que de início terá 109 vagas, não só aos comerciários bem como à outras categorias que tenham trabalho estendido.
Motta tambem citou a luta pelo meio ambiente, no compromisso de despoluir o rio Piracicaba, que é fonte de vida, de famílias que dependem para sobreviver. Considerou as proximidades das eleições, num momento de desgaste da política.
Motta pregou o voto certo e, falou da importância de ocupação de espaços políticos, de renovação política. "Quem vota contra o trabalhador não deve voltar no Congresso Nacional", disse, além de considerar que a reforma trabalhista afeta futuras gerações.
"Temos que começar a falar dos bons políticos", concluiu Motta, que também rendeu homenagens às mulheres, pelo Dia das Mães, no próximo domingo (13 de maio).
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)