31 DE OUTUBRO DE 2024
Conforme iniciativa do vereador Paulo Camolesi, a solenidade contemplou três profissionais, incluindo uma integrante da rede municipal, com mais de 25 anos de atuação
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
A Câmara Municipal de Piracicaba, por intermédio do vereador Paulo Camolesi (PSB), no decreto legislativo 25/2004, e o requerimento 955/2024 assegurou nesta quarta-feira (30) a realização de reunião solene que marca o Dia do Cirurgião Dentista, celebrado em 25 de outubro, onde foram contemplados neste ano três profissionais: Fernanda Miori Pascon, Hélio José Benatti Jr., e Osvaldo Scopin Andrade. Além da servidora Cátia Elvira Ortiz Scarpari, que há mais de 25 anos atua na rede pública municipal.
A reunião solene aconteceu às 19h30, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
Solenidade
Na formação da mesa diretiva dos trabalhos, o autor e presidente da solenidade, Paulo Camolesi; o representante do comandante Nunes, da Guarda Civil Municipal, GC Gonzales; a diretora associada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/Unicamp, Karina Gonzales Silvério Ruiz; o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt; a presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Piracicaba, Marisi Aidar; o representante da Associação Paulista de Medicina - Regional Piracicaba, José Luiz Coelho Sinhoreti; o diretor presidente da Uniodonto Piracicaba, representando a Acipi, Cláudio Roberto Zambello; a vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas de Piracicaba), Luciene Valério Fogaça Aguiar e, também a coordenadora de Saúde Bucal, da secretaria municipal de Saúde de Piracicaba, Fernanda Maria Rovai Pado. Na abertura dos trabalhos foi realizado leitura bíblica, por Cesar Roberto, que evocou o livro dos Salmos, capítulo 9, versículos 1 e 2, onde a mensagem divina nos exorta a louvar ao Senhor com todo o coração.
A coordenadora de saúde bucal, Fernanda Rovai Pado abriu o ciclo de saudações falando da alegria de participar do evento e, transmitiu homenagens aos presentes e agradeceu ao vereador Paulo Camolesi por ter proporcionado a reunião solene. A vice-presidente da CDL, Luciene Valério, falou em representação ao presidente da entidade, Reinaldo Pousa, destacando a importância dos profissionais de Odontologia pelo bem estar e saúde da população.
O diretor da Uniodonto, Cláudio Zambello, em fala informal, disse que falaria do que estava no seu coração, em agradecimento à presença de todos, principalmente os colegas de profissão, além de enaltecer aqueles que ministram aulas na Universidade. "Vocês são muito importantes, a vida nossa na universidade é transformadora, continuem firmes", disse Zambello, que fez questão de mencionar o legado de cada contemplado da noite.
A presidenta da Associação Paulista de Odontologia, da região de Piracicaba, Marisi Aidar, também enfatizou a relevância da solenidade, com o papel da odontologia, onde o Brasil se sobressai no cenário mundial, se colocando em décimo lugar, com ênfase à Usp, Unesp e Unicamp. "Temos uma odontologia de excelência, com formação desde a base, onde os governos estão sempre num olhar atento. Este dia ficará guardado na memória e no coração", concluiu.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt ressaltou a importante da data, lembrando que o dentista não cuida apenas do dente, vai muito além da clínica, na promoção da saúde e do bem estar. "É gratificante ver o sorriso no rosto de um paciente", disse, além de abordar sobre a necessidade de aperfeiçoamento e o olhar pela ética no trabalho, objetivando sempre o melhor ao paciente. Também destacou a prevenção, onde o olhar pela saúde bucal deve começar bem cedo. "Que possamos inspirar confiança e garantir um sorriso saudável a todos."
A diretora associada da FOP-Unicamp, Karina Gonzales agradeceu a iniciativa de Camolesi pela homenagem e ressaltou a importância da unidade pelo nível elevado dos profissionais e avanço científico, na garantia de uma odontologia de qualidade à população.
O presidente da solenidade, Paulo Camolesi saudou a formação da mesa de honra, além de considerar os contemplados da noite. O parlamentar tentou passar uma mensagem de reconhecimento, num pequeno tópico de cada homenageado, com destaque à dedicação de cada profissional, em fonte de conhecimento, vocacionados, na formação do cidadão. Além de acentuar o atendimento à população. Também citou a profissional Cátia Elvira Ortiz Scarpari - numa quebra de protocolo - para contemplar alguém que atua na rede pública municipal.
Camolesi falou dos seus 72 anos de vida, lembrando de passado "disgramado", numa época em que o buticão era a palavra de ordem para extrair os dentes, sendo que isso trouxe grande dificuldade para a vida, principalmente no mastigar, quando se desgastava a gengiva. O parlamentar também ressaltou a condição dos contemplados da noite terem sidos indicados. E, ainda falou dos seus cinco ou seis implantes dentários, onde pelo menos umas duas vezes colocou ponte, que com o tempo penalizava as pessoas. "Esta tecnologia e investimento, é dom de Deus, de aperfeiçoar e melhorar a vida das pessoas, só temos a agradecer. É um convite de Deus. Doutores são vocês, que aprenderam, abraçaram o convite de Deus para melhorar a vida das pessoas", concluiu o parlamentar.
Fala homenageados
Osvaldo Scopin de Andrade ocupou a tribuna de honra para falar em nome de todos os homenageados. Enalteceu todos os contemplados em duas reflexões, sobre o cirurgião dentista frente à garantia das pessoas a terem acesso à saúde, onde o cidadão ao longo da vida vai mais no dentista do que no médico. Osvaldo disse que a doença mais incidente é a cárie dentária, sendo que uma das doenças que mais mata idosos no hospital é a pneumonia, onde a pessoa não consegue respirar.
Osvaldo comentou sobre sua avó, que morava no sítio e, aos 16 anos perdeu todos os dentes e, aos 18 anos já usava dentadura em cima e em baixo. "A odontologia é uma profissão nobre, que deve ser valorizada", disse o profissional, que também abordou sobre o avanço da tecnologia, onde a saúde bucal tem que chegar a todos, com qualidade e informação, onde se precisa combater notícias falsas com informações de qualidade.
Scopin também enalteceu o papel das organizações e dos sindicatos, que só irão avançar com o trabalho em conjunto. O segundo ponto de reflexão que Osvaldo fez questão de registrar foi com relação ao uso da água, em hábitos comuns a todos os seres humanos, quando já pela manhã recorremos ao banheiro para nossas necessidades fisiológicas e, ao apertarmos a descarga utilizamos pelo menos 16 litros de água tratada. "Sem água limpa não teremos vida", disse Osvaldo, que também mencionou sobre o verdadeiro crime ambiental, em recente mortandade de peixe no rio Piracicaba, que afeta toda uma geração.
Também citou o exemplo de Chicago, nos Estados Unidos, onde se verificou redução de mortalidade na ordem de 70% devido ao tratamento da água. "Que a nova Câmara e o prefeito se preocupem com a água. Se não cobrarmos não haverá futuro. Ensine as pessoas para cuidar da água, cobrem dos governantes. Foi uma honra imensa poder falar nesta solenidade, que Deus abençoe a todos e o rio Piracicaba", finalizou.
Homenageados
Fernanda Miori Pascon, graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campinas, com ênfase em Odontopediatria. Atualmente é professora da FOP Unicamp, no departamento de Odontologia Infantil, e atua nos programas de Pós graduação em Odontologia e Materiais Dentários.
Hélio José Benatti Jr., formado pela Universidade de Uberlândia, em Minas Gerais, possui especialização em Endodontia, pela FOP Unicamp e atua em seu consultório particular, participou de vários cursos e, atualização, foi diretor do Sindicato dos Odontologistas e associado da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e também é conveniado da Uniodonto Piracicaba. A esposa de Hélio, Arlete, também acompanhou a entrega da homenagem.
O terceiro contemplado da noite foi Osvaldo Scopin Andrade, fez Odontologia pela FOP Unicamp, pós-graduado em Prótese Dental pela New York University e, mestre e doutor em Clínica Odontológica e fundador de uma clínica especializada em Odontologia Restauradora e Estética em Implantodontia em Piracicaba, além de ser autor de diversos artigos e títulos de livros em várias línguas e, também publicou um livro na área odontológica, bem como ministrou cursos e palestras em congressos internacionais, em 26 países. A esposa, Adriana Dedini Visiardi acompanhou a entrega da homenagem.